Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Camargo Filho, Paulo Sergio de-
dc.creatorGiehl, Leidi Katia-
dc.date2015-06-20-
dc.date.accessioned2017-06-12T20:30:24Z-
dc.date.available2017-06-12T20:30:24Z-
dc.date.issued2015-06-20-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302-
dc.description.resumoEste trabalho explora o potencial didático de uma estratégia de ensino que aborda o Modelo Padrão da Física de Partículas por meio do estudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par Pósitron-Elétron com alunos do Ensino Médio. A estratégia proposta ampara-se no modelo de ensino por meio de multimodos e multirrepresentações, a qual tem por objetivo proporcionar aos alunos um leque de oportunidades para construir, refinar e aprofundar o conhecimento científico das partículas elementares da matéria, suas interações e aplicações. Desse modo, se um aluno não consegue entender um conceito em relação a uma representação particular, outra representação pode ser mais eficaz e envolvente, de sorte que, uma complemente a outra. Ao longo da aplicação da estratégia de ensino, os estudantes foram estimulados a aprofundar o conteúdo pretendido de uma forma mais atrativa por meio de recursos semióticos integrados e articulados como textos, vídeos, jogos e o desenho, com o objetivo de tornar os conceitos envolvidos como algo plausível para o nível de ensino proposto. Para além dos benefícios motivacionais, o desenho nessa pesquisa foi considerado como o principal recurso metodológico para avaliar a estratégia proposta, pois permitiu acompanhar a evolução conceitual dos participantes da pesquisa ao construírem suas próprias representações em dois momentos distintos de avaliação, denominados de Avaliação Diagnóstica 1 e 2. Os resultados finais da análise qualitativa realizada nas Avaliações Diagnósticas mostraram que os participantes da pesquisa tiveram uma evolução conceitual significativa após a aplicação da estratégia de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-08T18:11:24Z No. of bitstreams: 1 GIEHL.pdf: 3197715 bytes, checksum: dd52805dd14945bc84ced1fef94b7fd3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-12T20:30:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GIEHL.pdf: 3197715 bytes, checksum: dd52805dd14945bc84ced1fef94b7fd3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-12T20:30:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GIEHL.pdf: 3197715 bytes, checksum: dd52805dd14945bc84ced1fef94b7fd3 (MD5) Previous issue date: 2015-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectFísica modernapt_BR
dc.subjectPartículas elementarespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEstudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par pósitron-elétron no modelo padrão de partículas: uma proposta de ensino multirrepresentado para o ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIEHL.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.