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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Camargo Filho, Paulo Sergio de | - |
dc.creator | Giehl, Leidi Katia | - |
dc.date | 2015-06-20 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-12T20:30:24Z | - |
dc.date.available | 2017-06-12T20:30:24Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-20 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho explora o potencial didático de uma estratégia de ensino que aborda o Modelo Padrão da Física de Partículas por meio do estudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par Pósitron-Elétron com alunos do Ensino Médio. A estratégia proposta ampara-se no modelo de ensino por meio de multimodos e multirrepresentações, a qual tem por objetivo proporcionar aos alunos um leque de oportunidades para construir, refinar e aprofundar o conhecimento científico das partículas elementares da matéria, suas interações e aplicações. Desse modo, se um aluno não consegue entender um conceito em relação a uma representação particular, outra representação pode ser mais eficaz e envolvente, de sorte que, uma complemente a outra. Ao longo da aplicação da estratégia de ensino, os estudantes foram estimulados a aprofundar o conteúdo pretendido de uma forma mais atrativa por meio de recursos semióticos integrados e articulados como textos, vídeos, jogos e o desenho, com o objetivo de tornar os conceitos envolvidos como algo plausível para o nível de ensino proposto. Para além dos benefícios motivacionais, o desenho nessa pesquisa foi considerado como o principal recurso metodológico para avaliar a estratégia proposta, pois permitiu acompanhar a evolução conceitual dos participantes da pesquisa ao construírem suas próprias representações em dois momentos distintos de avaliação, denominados de Avaliação Diagnóstica 1 e 2. Os resultados finais da análise qualitativa realizada nas Avaliações Diagnósticas mostraram que os participantes da pesquisa tiveram uma evolução conceitual significativa após a aplicação da estratégia de ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-08T18:11:24Z No. of bitstreams: 1 GIEHL.pdf: 3197715 bytes, checksum: dd52805dd14945bc84ced1fef94b7fd3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-12T20:30:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GIEHL.pdf: 3197715 bytes, checksum: dd52805dd14945bc84ced1fef94b7fd3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-12T20:30:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GIEHL.pdf: 3197715 bytes, checksum: dd52805dd14945bc84ced1fef94b7fd3 (MD5) Previous issue date: 2015-06-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Física moderna | pt_BR |
dc.subject | Partículas elementares | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Estudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par pósitron-elétron no modelo padrão de partículas: uma proposta de ensino multirrepresentado para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
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