Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302
Tipo: | Monografia |
Título: | Estudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par pósitron-elétron no modelo padrão de partículas: uma proposta de ensino multirrepresentado para o ensino médio |
Autor(es): | Giehl, Leidi Katia |
Primeiro Orientador: | Camargo Filho, Paulo Sergio de |
Resumo: | Este trabalho explora o potencial didático de uma estratégia de ensino que aborda o Modelo Padrão da Física de Partículas por meio do estudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par Pósitron-Elétron com alunos do Ensino Médio. A estratégia proposta ampara-se no modelo de ensino por meio de multimodos e multirrepresentações, a qual tem por objetivo proporcionar aos alunos um leque de oportunidades para construir, refinar e aprofundar o conhecimento científico das partículas elementares da matéria, suas interações e aplicações. Desse modo, se um aluno não consegue entender um conceito em relação a uma representação particular, outra representação pode ser mais eficaz e envolvente, de sorte que, uma complemente a outra. Ao longo da aplicação da estratégia de ensino, os estudantes foram estimulados a aprofundar o conteúdo pretendido de uma forma mais atrativa por meio de recursos semióticos integrados e articulados como textos, vídeos, jogos e o desenho, com o objetivo de tornar os conceitos envolvidos como algo plausível para o nível de ensino proposto. Para além dos benefícios motivacionais, o desenho nessa pesquisa foi considerado como o principal recurso metodológico para avaliar a estratégia proposta, pois permitiu acompanhar a evolução conceitual dos participantes da pesquisa ao construírem suas próprias representações em dois momentos distintos de avaliação, denominados de Avaliação Diagnóstica 1 e 2. Os resultados finais da análise qualitativa realizada nas Avaliações Diagnósticas mostraram que os participantes da pesquisa tiveram uma evolução conceitual significativa após a aplicação da estratégia de ensino. |
Palavras-chave: | Ensino de física Didática Física moderna Partículas elementares Ensino médio |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302 |
Data do documento: | 20-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GIEHL.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.