Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302
Tipo: Monografia
Título: Estudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par pósitron-elétron no modelo padrão de partículas: uma proposta de ensino multirrepresentado para o ensino médio
Autor(es): Giehl, Leidi Katia
Primeiro Orientador: Camargo Filho, Paulo Sergio de
Resumo: Este trabalho explora o potencial didático de uma estratégia de ensino que aborda o Modelo Padrão da Física de Partículas por meio do estudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par Pósitron-Elétron com alunos do Ensino Médio. A estratégia proposta ampara-se no modelo de ensino por meio de multimodos e multirrepresentações, a qual tem por objetivo proporcionar aos alunos um leque de oportunidades para construir, refinar e aprofundar o conhecimento científico das partículas elementares da matéria, suas interações e aplicações. Desse modo, se um aluno não consegue entender um conceito em relação a uma representação particular, outra representação pode ser mais eficaz e envolvente, de sorte que, uma complemente a outra. Ao longo da aplicação da estratégia de ensino, os estudantes foram estimulados a aprofundar o conteúdo pretendido de uma forma mais atrativa por meio de recursos semióticos integrados e articulados como textos, vídeos, jogos e o desenho, com o objetivo de tornar os conceitos envolvidos como algo plausível para o nível de ensino proposto. Para além dos benefícios motivacionais, o desenho nessa pesquisa foi considerado como o principal recurso metodológico para avaliar a estratégia proposta, pois permitiu acompanhar a evolução conceitual dos participantes da pesquisa ao construírem suas próprias representações em dois momentos distintos de avaliação, denominados de Avaliação Diagnóstica 1 e 2. Os resultados finais da análise qualitativa realizada nas Avaliações Diagnósticas mostraram que os participantes da pesquisa tiveram uma evolução conceitual significativa após a aplicação da estratégia de ensino.
Palavras-chave: Ensino de física
Didática
Física moderna
Partículas elementares
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302
Data do documento: 20-Jun-2015
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIEHL.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.