Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302
Type: | Monografia |
Title: | Estudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par pósitron-elétron no modelo padrão de partículas: uma proposta de ensino multirrepresentado para o ensino médio |
Author: | Giehl, Leidi Katia |
First advisor: | Camargo Filho, Paulo Sergio de |
Resume: | Este trabalho explora o potencial didático de uma estratégia de ensino que aborda o Modelo Padrão da Física de Partículas por meio do estudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par Pósitron-Elétron com alunos do Ensino Médio. A estratégia proposta ampara-se no modelo de ensino por meio de multimodos e multirrepresentações, a qual tem por objetivo proporcionar aos alunos um leque de oportunidades para construir, refinar e aprofundar o conhecimento científico das partículas elementares da matéria, suas interações e aplicações. Desse modo, se um aluno não consegue entender um conceito em relação a uma representação particular, outra representação pode ser mais eficaz e envolvente, de sorte que, uma complemente a outra. Ao longo da aplicação da estratégia de ensino, os estudantes foram estimulados a aprofundar o conteúdo pretendido de uma forma mais atrativa por meio de recursos semióticos integrados e articulados como textos, vídeos, jogos e o desenho, com o objetivo de tornar os conceitos envolvidos como algo plausível para o nível de ensino proposto. Para além dos benefícios motivacionais, o desenho nessa pesquisa foi considerado como o principal recurso metodológico para avaliar a estratégia proposta, pois permitiu acompanhar a evolução conceitual dos participantes da pesquisa ao construírem suas próprias representações em dois momentos distintos de avaliação, denominados de Avaliação Diagnóstica 1 e 2. Os resultados finais da análise qualitativa realizada nas Avaliações Diagnósticas mostraram que os participantes da pesquisa tiveram uma evolução conceitual significativa após a aplicação da estratégia de ensino. |
Keywords: | Ensino de física Didática Física moderna Partículas elementares Ensino médio |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302 |
Issue Date: | 20-Jun-2015 |
Appears in Collections: | Física |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.