Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302
Type: Monografia
Título : Estudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par pósitron-elétron no modelo padrão de partículas: uma proposta de ensino multirrepresentado para o ensino médio
Author: Giehl, Leidi Katia
First advisor: Camargo Filho, Paulo Sergio de
Resume: Este trabalho explora o potencial didático de uma estratégia de ensino que aborda o Modelo Padrão da Física de Partículas por meio do estudo da compreensão das representações, propriedades e interações do par Pósitron-Elétron com alunos do Ensino Médio. A estratégia proposta ampara-se no modelo de ensino por meio de multimodos e multirrepresentações, a qual tem por objetivo proporcionar aos alunos um leque de oportunidades para construir, refinar e aprofundar o conhecimento científico das partículas elementares da matéria, suas interações e aplicações. Desse modo, se um aluno não consegue entender um conceito em relação a uma representação particular, outra representação pode ser mais eficaz e envolvente, de sorte que, uma complemente a outra. Ao longo da aplicação da estratégia de ensino, os estudantes foram estimulados a aprofundar o conteúdo pretendido de uma forma mais atrativa por meio de recursos semióticos integrados e articulados como textos, vídeos, jogos e o desenho, com o objetivo de tornar os conceitos envolvidos como algo plausível para o nível de ensino proposto. Para além dos benefícios motivacionais, o desenho nessa pesquisa foi considerado como o principal recurso metodológico para avaliar a estratégia proposta, pois permitiu acompanhar a evolução conceitual dos participantes da pesquisa ao construírem suas próprias representações em dois momentos distintos de avaliação, denominados de Avaliação Diagnóstica 1 e 2. Os resultados finais da análise qualitativa realizada nas Avaliações Diagnósticas mostraram que os participantes da pesquisa tiveram uma evolução conceitual significativa após a aplicação da estratégia de ensino.
Palabras clave : Ensino de física
Didática
Física moderna
Partículas elementares
Ensino médio
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/302
Fecha de publicación : 20-jun-2015
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GIEHL.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.