Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3192
Type: Monografia
Title: O estágio supervisionado no ensino médio: desafios na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFFS Erechim
Author: Lopes, Lucinéia
First advisor: Moro, Fernanda Teresa
metadata.dc.contributor.referee1: Moro, Fernanda Teresa
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Renata Portugal
metadata.dc.contributor.referee3: München, Sinara
Resume: O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC tem o objetivo de investigar os desafios e dificuldades que os acadêmicos estagiários do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Erechim, apresentam durante o estágio IV, bem como se as atividades experimentais fazem parte de seus planejamentos nos referidos estágios. A abordagem metodológica desenvolvida é qualitativa, de cunho avaliativo e diagnóstico. A análise dos dados, coletados junto a acadêmicos / estagiários que realizam o estágio IV no referido curso no primeiro semestre de 2019, incluiu um questionário semiestruturado aplicado aos acadêmicos. Como resultados podemos perceber que existe uma grande dificuldade com os acadêmicos do estágio IV, principalmente de articularas disciplinas de biologia, física e química, com seus respectivos conteúdos de forma interdisciplinar. Os resultados da pesquisa apontam a necessidade de olhares diferenciados para a formação inicial em um curso interdisciplinar, que venham a promover o enriquecimento dos planejamentos, bem como contemplar a interdisciplinaridade, o uso de atividades experimentais e de tecnologias educacionais em disciplinas do curso e nos estágios.
Abstract: The purpose of this study is to investigate the challenges and difficulties that the trainee students of the Interdisciplinary Course in Field Education: Nature Sciences - Bachelor of the Federal University of the Southern Frontier - Erechim Campus, present during the internship IV, as well as if the experimental activities are part of their planning in the said stages. The methodological approach developed is qualitative, of an evaluative and diagnostic nature. The data analysis, collected from academics / trainees who perform stage IV in said course in the first half of 2019, included a semi structured questionnaire applied to academics. As results, we can see that there is a great difficulty with the academics of stage IV, mainly of articulating the disciplines of biology, physics and chemistry, with their respective contents of interdisciplinary form. The results of the research point out the need for differentiated perspectives for initial training in an interdisciplinary course that will promote the enrichment of the planning, as well as contemplate the interdisciplinary, the use of experimental activities and educational technologies in the course subjects and in the stages.
Keywords: Ciência
Interdisciplinaridade
Estágios supervisionados
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3192
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOPES.pdf873,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.