Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3217
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Teoria da argumentação na língua: um caminho para a interpretação
Autor(es): Dalagnol, Nara
Primeiro Orientador: Santos, Noemi Luciane dos
Resumo: Com embasamento teórico da Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, mais especificamente da Teoria dos Blocos Semânticos, e tendo como centro de interesse o discurso, seu sentido, e o ensino, objetiva-se com este trabalho construir o sentido do texto analisado, por meio da aplicação dos conceitos fornecidos pela teoria apresentada, demonstrando sua relevância para o ensino da Língua Portuguesa, especificamente no que tange à compreensão textual. Ao fim, concluiu-se que a argumentação, produtora de sentido, está presente na materialidade linguística, motivo pelo qual a Teoria da Argumentação na Língua é um importante suporte teórico para os docentes que visam obter melhores resultados nas atividades de compreensão e interpretação textual, já que o dito torna-se o centro de análise.
Palavras-chave: Ensino
Língua portuguesa
Linguística
Argumentação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3217
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Especialização em Teorias Linguísticas Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALAGNOL.pdf291,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.