Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3217
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Teoria da argumentação na língua: um caminho para a interpretação |
Author: | Dalagnol, Nara |
First advisor: | Santos, Noemi Luciane dos |
Resume: | Com embasamento teórico da Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, mais especificamente da Teoria dos Blocos Semânticos, e tendo como centro de interesse o discurso, seu sentido, e o ensino, objetiva-se com este trabalho construir o sentido do texto analisado, por meio da aplicação dos conceitos fornecidos pela teoria apresentada, demonstrando sua relevância para o ensino da Língua Portuguesa, especificamente no que tange à compreensão textual. Ao fim, concluiu-se que a argumentação, produtora de sentido, está presente na materialidade linguística, motivo pelo qual a Teoria da Argumentação na Língua é um importante suporte teórico para os docentes que visam obter melhores resultados nas atividades de compreensão e interpretação textual, já que o dito torna-se o centro de análise. |
Keywords: | Ensino Língua portuguesa Linguística Argumentação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3217 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Teorias Linguísticas Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DALAGNOL.pdf | 291.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.