Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3217
Type: Artigo Cientifico
Title: Teoria da argumentação na língua: um caminho para a interpretação
Author: Dalagnol, Nara
First advisor: Santos, Noemi Luciane dos
Resume: Com embasamento teórico da Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, mais especificamente da Teoria dos Blocos Semânticos, e tendo como centro de interesse o discurso, seu sentido, e o ensino, objetiva-se com este trabalho construir o sentido do texto analisado, por meio da aplicação dos conceitos fornecidos pela teoria apresentada, demonstrando sua relevância para o ensino da Língua Portuguesa, especificamente no que tange à compreensão textual. Ao fim, concluiu-se que a argumentação, produtora de sentido, está presente na materialidade linguística, motivo pelo qual a Teoria da Argumentação na Língua é um importante suporte teórico para os docentes que visam obter melhores resultados nas atividades de compreensão e interpretação textual, já que o dito torna-se o centro de análise.
Keywords: Ensino
Língua portuguesa
Linguística
Argumentação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3217
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Especialização em Teorias Linguísticas Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DALAGNOL.pdf291,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.