Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3217| Tipo: | Artigo Cientifico |
| Título: | Teoria da argumentação na língua: um caminho para a interpretação |
| Autor(es): | Dalagnol, Nara |
| Primeiro Orientador: | Santos, Noemi Luciane dos |
| Resumo: | Com embasamento teórico da Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, mais especificamente da Teoria dos Blocos Semânticos, e tendo como centro de interesse o discurso, seu sentido, e o ensino, objetiva-se com este trabalho construir o sentido do texto analisado, por meio da aplicação dos conceitos fornecidos pela teoria apresentada, demonstrando sua relevância para o ensino da Língua Portuguesa, especificamente no que tange à compreensão textual. Ao fim, concluiu-se que a argumentação, produtora de sentido, está presente na materialidade linguística, motivo pelo qual a Teoria da Argumentação na Língua é um importante suporte teórico para os docentes que visam obter melhores resultados nas atividades de compreensão e interpretação textual, já que o dito torna-se o centro de análise. |
| Palavras-chave: | Ensino Língua portuguesa Linguística Argumentação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3217 |
| Data do documento: | 2014 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Teorias Linguísticas Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DALAGNOL.pdf | 291.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.