Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3217
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Teoria da argumentação na língua: um caminho para a interpretação |
Autor(es): | Dalagnol, Nara |
Primeiro Orientador: | Santos, Noemi Luciane dos |
Resumo: | Com embasamento teórico da Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, mais especificamente da Teoria dos Blocos Semânticos, e tendo como centro de interesse o discurso, seu sentido, e o ensino, objetiva-se com este trabalho construir o sentido do texto analisado, por meio da aplicação dos conceitos fornecidos pela teoria apresentada, demonstrando sua relevância para o ensino da Língua Portuguesa, especificamente no que tange à compreensão textual. Ao fim, concluiu-se que a argumentação, produtora de sentido, está presente na materialidade linguística, motivo pelo qual a Teoria da Argumentação na Língua é um importante suporte teórico para os docentes que visam obter melhores resultados nas atividades de compreensão e interpretação textual, já que o dito torna-se o centro de análise. |
Palavras-chave: | Ensino Língua portuguesa Linguística Argumentação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3217 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Teorias Linguísticas Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DALAGNOL.pdf | 291,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.