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Tipo: Monografia
Título: A constituição dos livros didáticos pela determinação das teorias linguísticas
Autor(es): Silva, Cleiton Reisdörfer
Primeiro Orientador: Schneiders, Caroline Mallmann
Primeiro membro da banca: Lick , Ieda Donati
Segundo membro da banca: Gonçalves, Ana Cecília Texeira
Resumo: No presente estudo, analisamos como as teorias linguísticas são retomadas e articuladas na constituição discursiva de materiais didáticos destinados ao ensino de Língua Portuguesa no Brasil. Buscamos explicitar, por meio de marcas linguísticas, a maneira como estas teorias linguísticas ressoam na discursividade destes materiais. Nosso corpus de análise é constituído por dois livros didáticos de Língua Portuguesa: i) um exemplar de circulação atual - “Português Li nguagens – 9º Ano ”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães; ii) um exemplar da década de oitenta - “Reflexão e Ação em Língua Portuguesa – 8ª Série”, de Marilda Prates. Entendemos os exemplares como materialidades linguísticas significantes, a fim de compreender a sua constituição e, consequentemente, a maneira como sua constituição afeta e determina o que pode e deve ser ensinado nas aulas de Língua Portuguesa e nas escolas. Para tanto, filiamo-nos aos pressupostos da História das Ideias Linguísticas, que, no Brasil, constitui-se vinculada à Análise de Discurso pecheuxtiana, e que nos auxiliou a realizar gestos interpretativos sobre o corpus. Com base na AD, mobilizamos os conceitos de discurso, sujeito, ideologia, formação discursiva, condições de produção, interdiscurso, historicidade e efeitos de sentido, que constituem nosso dispositivo teórico para análise. A partir da análise realizada, podemos compreender que permanece nos Livros Didáticos uma forte presença do ensino com enfoque na gramática, mesmo com todos os avanços das teorias linguísticas, caracterizando os LDs como instrumentos linguísticos, assim como a gramática e o dicionário.
Abstract/Resumen: En el presente estudio, analizamos como las teorías lingüísticas son retomadas y articuladas en la constitución discursiva de materiales didácticos destinados a la enseñanza de Lengua Portuguesa en Brasil. Buscamos explicitar, por medio de rasgos lingüísticos, la manera como estas teorías lingüísticas resuenan en la discursividad de esos materiales. Nuestro corpus de análisis es constituido por dos libros didácticos de Lengua Portuguesa: i) un ejemplar de circulación actual – “Português Lingua gens – 9º Ano”, de William Roberto Cereja y Thereza Cochar Magalhães; un ejemplar de la década de ochenta - “Reflexão e Ação em Língua Portuguesa – 8ª Série”, de Marilda Prates. Entendemos los ejemplares como materialidades lingüísticas significantes, a fin de comprender su constitución y, consecuentemente, la manera cómo su constitución afecta y determina lo que puede y debe ser enseñado en las clases de Lengua Portuguesa y en las escuelas. Para tanto, nos basamos en las teorías de la História das Ideas Linguísticas, que en Brasil se constituye vinculada al Análise do Discurso de línea pecheuxtiana, y que nos auxilió a realizar gestos interpretativos sobre el corpus. Con base en el AD, movilizamos los conceptos de discurso, sujeto, ideología, formación discursiva, condiciones de producción, interdiscurso, historicidad y efectos de sentido, que constituyen nuestro dispositivo teórico para análisis. A partir del análisis realizado, podemos comprender que permanece en los Libros Didácticos una fuerte presencia de la enseñanza con enfoque en la gramática, mismo con todos los avanzos de las teorías lingüísticas, caracterizando los LDs como instrumentos lingüísticos, así como la gramática y el diccionario.
Palavras-chave: Teorias linguísticas
Análise literária
Análise do discurso
Livro didático
Teorias linguísitcas
Língua portuguesa
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/332
Data do documento: 23-Jun-2016
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