Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/336
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O estado da arte sobre a sexualidade da pessoa com deficiência mental e as repercussões na família e na escola (2004 - 2014)
Autor(es): Aiala, Débora Karina
Resumo: A fim de discutir a sexualidade da pessoa com deficiência mental e as repercussões familiares e escolares que ocorrem nesse contexto, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de levantar o estado da arte a partir de trabalhos científicos publicados na plataforma Scielo, Periódicos Capes e Bireme, que compreenderam os anos de 2004 - 2014. Nesse artigo, fizemos a análise dos trabalhos científicos que tratam da questão da sexualidade do deficiente mental e como os pais e educadores enfrentam essa situação. Os trabalhos analisados mostram que são inúmeros os desafios que a pessoa com deficiência mental encontra, desde a sua inserção social de maneira geral até a inclusão mais especifica dentro de determinados grupos. Também percebemos que a deficiência mental está atrelada a uma série de mitos e tabus, incluindo nisso a sexualidade. Essa, por sua vez se faz presente no ser humano desde o seu nascimento e segue participando de todo o processo de constituição do sujeito. A família e a escola também se fazem presentes nesse cenário por serem importantes no processo de desenvolvimento na trajetória de vida das pessoas. A revisão da literatura aponta que o desenvolvimento da sexualidade se dá por igual nas pessoas com e sem deficiência, mas que, no entanto, são atribuídas representações diversas a esses dois grupos. Concluímos que os debates entre pais e educadores devem ser ampliados para que pessoas com deficiência mental consigam viver e conviver com sua sexualidade menos estigmatizada.
Palavras-chave: Educação
Sexualidade
Deficiência mental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/336
Data do documento: 9-Dez-2015
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AIALA.pdf284,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.