Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3385
Tipo: Monografia
Título: Paradoxo dos gêmeos: uma abordagem para o curso básico de física
Autor(es): Marsango, Daniel
Primeiro Orientador: Pinheiro, Márcio do Carmo
Primeiro membro da banca: Luchese, Thiago de Cacio
Segundo membro da banca: Dullius , Marcos Alexandre
Resumo: As medidas relativas entre sistemas de referências sempre foram historicamente estudadas. Na própria Grécia antiga (XX ao século IV a.C), surgem problemas que levaram Galileu, anos mais tarde, a construir a solução de problemas relativos ao movimento de corpos. Todavia, suas conclusões passaram a ser questionadas com a formulação do eletromagnetismo, corrigido por Lorentz e interpretado por Einstein na TRR. Assim, com intuito de promover uma exploração de tal teoria, buscamos a partir desta pesquisa, identificar a maneira como a temática referente ao paradoxo dos gêmeos vem sendo trabalhada na literatura do ensino superior, além de verificar a profundidade de detalhes apresentada e, a partir deste, realizar uma pequena abordagem para as dúvidas pertinentes, uma vez que, o mesmo é um problema clássico e que geralmente é apresentado na literatura ao explorar questões da Teoria da Relatividade Restrita. A literatura escolhida situa-se nos principais livros da graduação em Física adotados no Brasil. Deste modo, acreditamos que este trabalho possa trazer contribuições para professores e alunos ao trabalhar este conteúdo no ensino Física
Abstract/Resumen: The relative measures between reference systems have always been historically studied. In Ancient Greece itself, problems arise that led Galileo years later, to construct the solution of problems related to the movement of bodies. However, his conclusions came to be questioned with the formulation of electromagnetism, corrected by Lorentz and interpreted by Einstein in the Theory os Relativity Restricted. Thus, in order to promote an exploration of this theory, we seek from this research, to identify the way in which the thematic about the paradox of the twins has been worked in the literature of higher education, besides verifying the depth of details presented and, from this, to take a small approach to the pertinent doubts, since the same is a classic problem and is usually presented in the literature when exploring TRR issues. The chosen literature is located in the main books of the graduation in Physics adopted in Brazil. In this way, we believe that this work can bring contributions to teachers and students when working this content in Physical education.
Palavras-chave: Física
Ensino e aprendizagem
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3385
Data do documento: 3-Jul-2019
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARSANGO.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.