Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/352
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Cordel e ensino: um estudo do ensino de produção textual por meio do gênero cordel
Autor(es): Brandão, Patrícia Souza
Resumo: O ensino de Língua de Portuguesa (LP), mesmo marcado por várias modificações ao longo dos anos, ancora-se hoje em conceitos fundamentais como texto enquanto produção repleta de sentido e gêneros textuais como práticas sociais de linguagem, apontando para atividades de leitura, escrita e análise linguística que abarquem os sujeitos e os usos linguísticos. Atentando para estas questões, sobretudo para o ensino da escrita, este artigo tem como objetivo analisar uma prática de ensino de produção textual por meio do gênero cordel, em busca de perceber concepções e encaminhamentos metodológicos utilizados por uma docente pesquisada. Para isto, recorremos aos estudos de Marcuschi e Brait, que caracterizam os gêneros como formas de inserção dos sujeitos nas práticas sociais através da linguagem; assim como às propostas de Geraldi e Antunes, na orientação do ensino de produção textual como uma prática que busca atingir objetivos interativos mais abrangentes. Por meio de ferramentas de pesquisa, como entrevista e observação de prática em sala de aula, a pesquisa configurou-se em um estudo de caso que buscou delinear o ensino do gênero cordel com uma turma da 8º ano de uma escola estadual da região sudoeste do Paraná, tendo as propostas das Sequências Didáticas (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) como parâmetro. Este artigo observou, entre outras questões, que a prática observada, mesmo não apontando como referencial a teoria das SDs, refletiu um trabalho com o gênero a partir de etapas que podem ser a esta teoria assimiladas, mostrando mais semelhanças do que diferenças do modelo em questão.
Palavras-chave: Didática
Produção textual
Gênero literário
Cordel
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/352
Data do documento: 15-Dez-2015
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRANDÃO.pdf396,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.