Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3639
Tipo: Monografia
Título: A física e as atividades experimentais no 1° ano do Ensino Médio: uma investigação em Rodeio Bonito - RS
Autor(es): Lopes, Isael
Primeiro Orientador: Moro, Fernanda Teresa
Primeiro membro da banca: Moro, Fernanda Teresa
Segundo membro da banca: München, Sinara
Terceiro membro da banca: Ody, Leandro Carlos
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a utilização de atividades experimentais durante as aulas das disciplinas da área de Ciências da Natureza no 9º ano do Ensino Fundamental e na Física no 1º ano do Ensino Médio, apontando as possíveis contribuições das atividades experimentais para o ensino. A análise envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio que já participou das aulas ministradas pelo pesquisador, em seu estágio de regência nos anos finais do Ensino Fundamental (9º ano), com atenção especial para tópicos relacionados à Física. A abordagem metodológica desenvolvida foi a qualitativa de natureza exploratória. Para a construção de dados foi utilizado como fonte de informação os professores e alunos da Escola Estadual no município de Rodeio Bonito/RS. Os instrumentos utilizados para essa coleta foram dois questionários, um aos alunos e outro aos professores. Com a aplicação e análise dos questionários foi possível verificar elementos que permitiram a reflexão sobre como se desenvolvem os processos de ensino e de aprendizagem, bem como o uso de atividade experimental no ensino de ciências e de Física e as suas contribuições ao ensino e à aprendizagem, em especial, naquele contexto.
Abstract/Resumen: This course conclusion paper aims to investigate the use of experimental activities during the classes of subjects in the field of natural sciences in the 9th grade of elementary school and in physics in the 1st year of high school, pointing out the possible contributions of the experimental activities. for teaching. The analysis involved a class of the first year of high school that already participated in the classes taught by the researcher, in his conducting internship in the final years of elementary school (9th grade), with special attention to topics related to physics. The methodological approach developed was the qualitative one of exploratory nature. For the construction of data was used as source of information teachers and students of the State School in the municipality of Rodeio Bonito / RS. The instruments used for this collection were two questionnaires, one for students and one for teachers. With the application and analysis of the questionnaires it was possible to verify elements that allowed the reflection on how the teaching and learning processes are developed, as well as the use of experimental activity in science and physics teaching and their contributions to teaching and learning, especially in that context.
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Ciência
Física
Atividade escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3639
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOPES.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.