Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3639
Type: Monografia
Título : A física e as atividades experimentais no 1° ano do Ensino Médio: uma investigação em Rodeio Bonito - RS
Author: Lopes, Isael
First advisor: Moro, Fernanda Teresa
metadata.dc.contributor.referee1: Moro, Fernanda Teresa
metadata.dc.contributor.referee2: München, Sinara
metadata.dc.contributor.referee3: Ody, Leandro Carlos
Resume: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a utilização de atividades experimentais durante as aulas das disciplinas da área de Ciências da Natureza no 9º ano do Ensino Fundamental e na Física no 1º ano do Ensino Médio, apontando as possíveis contribuições das atividades experimentais para o ensino. A análise envolveu uma turma do 1º ano do Ensino Médio que já participou das aulas ministradas pelo pesquisador, em seu estágio de regência nos anos finais do Ensino Fundamental (9º ano), com atenção especial para tópicos relacionados à Física. A abordagem metodológica desenvolvida foi a qualitativa de natureza exploratória. Para a construção de dados foi utilizado como fonte de informação os professores e alunos da Escola Estadual no município de Rodeio Bonito/RS. Os instrumentos utilizados para essa coleta foram dois questionários, um aos alunos e outro aos professores. Com a aplicação e análise dos questionários foi possível verificar elementos que permitiram a reflexão sobre como se desenvolvem os processos de ensino e de aprendizagem, bem como o uso de atividade experimental no ensino de ciências e de Física e as suas contribuições ao ensino e à aprendizagem, em especial, naquele contexto.
Resumen : This course conclusion paper aims to investigate the use of experimental activities during the classes of subjects in the field of natural sciences in the 9th grade of elementary school and in physics in the 1st year of high school, pointing out the possible contributions of the experimental activities. for teaching. The analysis involved a class of the first year of high school that already participated in the classes taught by the researcher, in his conducting internship in the final years of elementary school (9th grade), with special attention to topics related to physics. The methodological approach developed was the qualitative one of exploratory nature. For the construction of data was used as source of information teachers and students of the State School in the municipality of Rodeio Bonito / RS. The instruments used for this collection were two questionnaires, one for students and one for teachers. With the application and analysis of the questionnaires it was possible to verify elements that allowed the reflection on how the teaching and learning processes are developed, as well as the use of experimental activity in science and physics teaching and their contributions to teaching and learning, especially in that context.
Palabras clave : Ensino
Aprendizagem
Ciência
Física
Atividade escolar
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3639
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LOPES.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.