Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee2 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee3 | Dal Bosco, Vania Oliveira | - |
dc.creator | Lovera, Bruna Taise | - |
dc.date | 2019-12-02 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-20T18:20:34Z | - |
dc.date.available | 2020-03-20T18:20:34Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3659 | - |
dc.description.resumo | A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, não menos importante, ela deve considerar a criança como centro do planejamento, onde as propostas pedagógicas partem do interesse da mesma. Reconhecer sua especificidade, estar atento às demonstrações e respeitar o ritmo de aprendizagens de cada criança é um dos papéis do pedagogo. Diante dessa realidade, este trabalho tem como temática identificar junto à coordenação pedagógica e aos professores da EMEI de Aratiba/RS, como a proposta pedagógica está sendo desenvolvida a partir dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular. A BNCC estabelece cinco campos de experiências fundamentais para o desenvolvimento das aprendizagens essenciais das crianças a serem trabalhados, os quais auxiliam o professor no planejamento das ações. Também é preciso considerar os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica que são as interações e a brincadeira. No entanto, as ações propostas devem assegurar intencionalidade educativa para que se tenha finalidade e sentido ao desenvolvê-las. Para tanto, a fim de atender às especificidades do objeto de estudo em evidência, a metodologia utilizada enquadrou-se em uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa documental, por meio do estudo do Projeto Político Pedagógico da escola em questão e pesquisa de campo, sob uma perspectiva de investigação qualitativa, descritivointerpretativa, por meio de entrevista semiestruturada com quatro professoras e a coordenadora da EMEI de Aratiba/RS. Em síntese, as análises da pesquisa documental e das narrativas da pesquisa de campo, em consonância com a teoria, constataram que a criança é a protagonista do processo educativo, um ser que pensa, sente e se desenvolve por meio das interações e da construção de experiências. No entanto, ela precisa ser respeitada, valorizada e estimulada para que possa se desenvolver de forma integral, considerando que cada sujeito é único e possui seu tempo de aprendizagem. As propostas pedagógicas desenvolvidas na escola trazem como eixo central a criança e são pensadas a partir dos desejos e interesses da mesma. Além do mais, as ações são desenvolvidas de forma lúdica contemplando todos os campos de experiências da BNCC. Concluiu-se, por meio dessa investigação, que a proposta pedagógica da EMEI de Aratiba/RS é pensada envolvendo todos os campos de experiências da BNCC, as situações de aprendizagem são desenvolvidas por meio de brincadeiras e jogos que trazem divertimento e ao mesmo tempo conhecimento, sendo a criança a protagonista desse processo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-06T13:53:27Z No. of bitstreams: 1 LOVERA.pdf: 649489 bytes, checksum: 37944c1d3a443dcbde88386486aa2f1e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:20:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LOVERA.pdf: 649489 bytes, checksum: 37944c1d3a443dcbde88386486aa2f1e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-20T18:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOVERA.pdf: 649489 bytes, checksum: 37944c1d3a443dcbde88386486aa2f1e (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.title | A proposta pedagógica na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOVERA.pdf | 634,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.