Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3659
Type: | Monografia |
Title: | A proposta pedagógica na Educação Infantil |
Author: | Lovera, Bruna Taise |
First advisor: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee1: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee2: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
metadata.dc.contributor.referee3: | Dal Bosco, Vania Oliveira |
Resume: | A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, não menos importante, ela deve considerar a criança como centro do planejamento, onde as propostas pedagógicas partem do interesse da mesma. Reconhecer sua especificidade, estar atento às demonstrações e respeitar o ritmo de aprendizagens de cada criança é um dos papéis do pedagogo. Diante dessa realidade, este trabalho tem como temática identificar junto à coordenação pedagógica e aos professores da EMEI de Aratiba/RS, como a proposta pedagógica está sendo desenvolvida a partir dos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular. A BNCC estabelece cinco campos de experiências fundamentais para o desenvolvimento das aprendizagens essenciais das crianças a serem trabalhados, os quais auxiliam o professor no planejamento das ações. Também é preciso considerar os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica que são as interações e a brincadeira. No entanto, as ações propostas devem assegurar intencionalidade educativa para que se tenha finalidade e sentido ao desenvolvê-las. Para tanto, a fim de atender às especificidades do objeto de estudo em evidência, a metodologia utilizada enquadrou-se em uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa documental, por meio do estudo do Projeto Político Pedagógico da escola em questão e pesquisa de campo, sob uma perspectiva de investigação qualitativa, descritivointerpretativa, por meio de entrevista semiestruturada com quatro professoras e a coordenadora da EMEI de Aratiba/RS. Em síntese, as análises da pesquisa documental e das narrativas da pesquisa de campo, em consonância com a teoria, constataram que a criança é a protagonista do processo educativo, um ser que pensa, sente e se desenvolve por meio das interações e da construção de experiências. No entanto, ela precisa ser respeitada, valorizada e estimulada para que possa se desenvolver de forma integral, considerando que cada sujeito é único e possui seu tempo de aprendizagem. As propostas pedagógicas desenvolvidas na escola trazem como eixo central a criança e são pensadas a partir dos desejos e interesses da mesma. Além do mais, as ações são desenvolvidas de forma lúdica contemplando todos os campos de experiências da BNCC. Concluiu-se, por meio dessa investigação, que a proposta pedagógica da EMEI de Aratiba/RS é pensada envolvendo todos os campos de experiências da BNCC, as situações de aprendizagem são desenvolvidas por meio de brincadeiras e jogos que trazem divertimento e ao mesmo tempo conhecimento, sendo a criança a protagonista desse processo. |
Keywords: | Pedagogia Educação Infantil Crianças Construção do conhecimento |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3659 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LOVERA.pdf | 634.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.