Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3669
Tipo: | Monografia |
Título: | Experiências de aprendizagem na Educação Infantil: planejamento e o brincar |
Autor(es): | Hummes, Jenifer Luísa |
Primeiro Orientador: | Santin, Mônica |
Primeiro membro da banca: | Santin, Mônica |
Segundo membro da banca: | Duarte, Lisiane Aparecida |
Terceiro membro da banca: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Resumo: | A presente pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. O trabalho consiste em uma reflexão sobre as experiências de aprendizagem que podem surgir de diferentes maneiras. Nesse sentido, partindo-se da problemática, “quais são os significados teóricos e práticos encontrados nas narrativas das docentes da Educação Infantil, da rede Municipal de Poço das Antas, vislumbram em suas práticas pedagógicas, no que tange a experiência de aprendizagem mediadas pelas brincadeiras”. Objetivou-se analisar os significados das práticas docentes, principalmente, os impressos em sua formação inicial e nos planejamentos pedagógicos; discutir os conceitos teóricos e práticos sobre o contexto do brincar na infância, a partir das compreensões docentes; averiguar os conceitos teóricos e práticos sobre a experiência de aprendizagem na Educação Infantil. Para concretização do estudo usou-se uma abordagem qualitativa, com cunho bibliográfico, aliado ao método das narrativas de formação. A coleta de dados foi realizada com quatro docentes da rede Municipal de Educação Infantil do Município de Poço das Antas as quais foram analisados em consonância de conceitos presentes na revisão bibliográfica. Os estudos apontam a importância do reconhecimento e aceitação de suas histórias que compõem sua identidade profissional, o papel do professor como mediador que, através do planejamento, oferta o brincar dentro e fora da sala de aula. Planejamentos esses que são flexíveis e levam em consideração os desejos das crianças, para assim se aproximar da infância. Já em relação às experiências de aprendizagens, considera-se que não se possui um entendimento conceitual claro referente às mesmas, causando consequentemente práticas subjetivas em relação às experiências de aprendizagens. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Educação Infantil Planejamento educacional Recreação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3669 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HUMMES.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.