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Tipo: Monografia
Título: Experiências de aprendizagem na Educação Infantil: planejamento e o brincar
Autor(es): Hummes, Jenifer Luísa
Primeiro Orientador: Santin, Mônica
Primeiro membro da banca: Santin, Mônica
Segundo membro da banca: Duarte, Lisiane Aparecida
Terceiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: A presente pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. O trabalho consiste em uma reflexão sobre as experiências de aprendizagem que podem surgir de diferentes maneiras. Nesse sentido, partindo-se da problemática, “quais são os significados teóricos e práticos encontrados nas narrativas das docentes da Educação Infantil, da rede Municipal de Poço das Antas, vislumbram em suas práticas pedagógicas, no que tange a experiência de aprendizagem mediadas pelas brincadeiras”. Objetivou-se analisar os significados das práticas docentes, principalmente, os impressos em sua formação inicial e nos planejamentos pedagógicos; discutir os conceitos teóricos e práticos sobre o contexto do brincar na infância, a partir das compreensões docentes; averiguar os conceitos teóricos e práticos sobre a experiência de aprendizagem na Educação Infantil. Para concretização do estudo usou-se uma abordagem qualitativa, com cunho bibliográfico, aliado ao método das narrativas de formação. A coleta de dados foi realizada com quatro docentes da rede Municipal de Educação Infantil do Município de Poço das Antas as quais foram analisados em consonância de conceitos presentes na revisão bibliográfica. Os estudos apontam a importância do reconhecimento e aceitação de suas histórias que compõem sua identidade profissional, o papel do professor como mediador que, através do planejamento, oferta o brincar dentro e fora da sala de aula. Planejamentos esses que são flexíveis e levam em consideração os desejos das crianças, para assim se aproximar da infância. Já em relação às experiências de aprendizagens, considera-se que não se possui um entendimento conceitual claro referente às mesmas, causando consequentemente práticas subjetivas em relação às experiências de aprendizagens.
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação Infantil
Planejamento educacional
Recreação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3669
Data do documento: 2019
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