Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3670
Tipo: Monografia
Título: Escola infantil em turno integral: uma pesquisa na rede municipal de Educação Infantil de Erechim
Autor(es): Zabot, Maiara Helena
Primeiro Orientador: Santin, Mônica
Primeiro membro da banca: Santin, Mônica
Segundo membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Terceiro membro da banca: Poletto, Mirian Eugênia Meneguello
Resumo: A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática da Educação Infantil em turno integral. O estudo emerge da problemática que investiga as possibilidades e significados educativos que a Pedagogia de Projetos propicia para o enfrentamento dos problemas educativos no Turno Integral da Educação Infantil da rede pública, historicamente caracterizado pelo assistencialismo e cunho compensatório. Desta forma, os objetivos específicos foram pautados por historicizar as práticas educativas na rede pública da Educação Infantil; periodizar as características educativas oriundas da história da estruturação do Turno Integral da Educação Infantil, a partir do período da Revolução Industrial, nos modelos educativos atuais para crianças, e; analisar sobre as possibilidades emergentes da proposta metodológica nomeada como pedagogia de projetos, frente as práticas realizadas nas escolas investigadas. Para tanto, a pesquisa foi caracterizada pela abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliada ao método de narrativas de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, com narrativas de cinco gestores de quatro escolas de Educação Infantil da rede pública do município de Erechim que atendem crianças em turno integral. Portanto, tem-se como considerações finais que as características constituídas historicamente da Educação Infantil de Turno Integral ainda encontram-se presentes no contexto das escolas investigadas da atualidade, e nessa perspectiva é preciso repensar sobre as possibilidades que a metodologia Pedagogia de Projetos possui, em vista de romper com essas características.
Palavras-chave: Educação Infantil
Educação integral
Escola pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3670
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZABOT.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.