Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3689
Type: Dissertação
Title: Matemática financeira com o auxílio de planilhas eletrônicas: uma proposta metodológica
Author: Rother, Francisco
First advisor: Kist, Milton
Resume: A sociedade, atualmente, está bem avançada tecnologicamente e continua em constante evolução. Por outro lado, parece que a escola está estagnada nos padrões de décadas passadas, não conseguindo acompanhar os avanços tecnológicos, em muitos casos, tendo o quadro branco, a caneta e o livro didático como praticamente os únicos materiais utilizados. Outro fator que justifica a estagnação da escola é a metodologia de ensino adotada, que pouco estimula o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos. A partir do exposto, a presente pesquisa buscou responder o seguinte problema: o uso de planilhas eletrônicas aliada à aprendizagem por descoberta é uma proposta viável ao ensino da Matemática Financeira? A pesquisa ocorreu a partir de uma aplicação de uma sequência didática numa turma do terceiro ano do Ensino Médio Inovador de uma escola pública do extremo oeste catarinense. Na pesquisa, também, procurouse compreender o envolvimento dos alunos no uso de planilhas eletrônicas para o ensino e a aprendizagem da Matemática Financeira. Os resultados obtidos foram bem positivos, pois os alunos tiveram um envolvimento grande no desenvolvimento das atividades da sequência didática, mostrando-se motivados e buscando superar dificuldades encontradas.
Abstract: Society today is technologically well advanced and continues to evolve constantly. On the other hand, it seems that the school is stagnating in the patterns of past decades, failing to keep up with technological advances, in many cases, with the whiteboard, the pen and the textbook as practically the only materials used. Another factor that justifies the school's stagnation is the teaching methodology adopted, which little encourages students' logical reasoning and creativity. Based on the above, this research sought to answer the following problem: is the use of electronic spreadsheets combined with learning by discovery a viable proposal for the teaching of Financial Mathematics? The research took place from an application of a didactic sequence in a third year class of Innovative High School in a public school in the extreme west of Santa Catarina. The research also sought to understand the involvement of students in the use of spreadsheets for the teaching and learning of Financial Mathematics. The results obtained were very positive, as the students had a great involvement in the development of the activities of the didactic sequence, showing themselves motivated and trying to overcome difficulties encountered.
Keywords: Matemática financeira
Ensino médio
Métodos de ensino
Tecnologia
Aprendizagem escolar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3689
Issue Date: 2020
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROTHER.pdf2,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.