Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3779
Tipo: Monografia
Título: Horta escolar como prática interdisciplinar no ensino fundamental I: possíveis lacunas para a sua manutenção na escola
Autor(es): Gomes, Luiz Fernando Ruths
Primeiro Orientador: Fey, Rubens
Resumo: A horta quando inserida no meio escolar pode se tornar um laboratório vivo. Promovendo o estudo de diversas disciplinas, possibilitando o trabalho interdisciplinar, que tem como característica estabelecer relações com a ciência de diversas áreas do conhecimento. A horta escolar pode ser uma importante proposta pedagógica que auxilia e possibilita o avanço educacional, contribuindo para uma melhor condição de vida para os educandos. Porém observa-se dificuldades das escolas da rede básica de ensino em trabalhar com a horta escolar e manter a mesma. Esta pesquisa tem por objetivo descrever por que possivelmente algumas escolas estão encontrando dificuldades na manutenção da horta, sendo que outras escolas conseguem a manter. Como metodologia para constatar as dificuldades na manutenção da horta escolar foi realizada uma entrevistas com os dirigentes das escolas da rede municipal de ensino de Laranjeiras do Sul Paraná, com o intuito de desenhar o perfil das escolas, e analisar as diversas variáveis relacionadas ao perfil dos estudantes, localização da escola, planejamento e uso da horta. Buscando identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas escolas no trabalho com a horta e a partir delas propor ações para que essas dificuldades sejam superadas.
Abstract/Resumen: The garden when inserted into the school environment can become a living laboratory. Promoting the study of various disciplines, enabling interdisciplinary work, which has as its characteristic to establish relationships with science in various areas of knowledge. The school garden can be an important pedagogical proposal that helps and enables educational advancement, contributing to a better life condition for students. However, it is difficult for schools in the basic education system to work with and maintain the school garden. This research aims to describe why possibly some schools are finding it difficult to maintain the garden, and other schools can maintain it. As a methodology to verify the difficulties in the maintenance of the school garden, an interview was conducted with the heads of the schools of the municipal school system of Laranjeiras do Sul Paraná, in order to draw the profile of the schools, and to analyze the various variables related to the profile of the schools. Students, school location, planning and use of the garden. Seeking to identify the main difficulties faced by schools in working with the garden and from them propose actions to overcome these difficulties.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Hortas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3779
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.