Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3779
Type: Monografia
Título : Horta escolar como prática interdisciplinar no ensino fundamental I: possíveis lacunas para a sua manutenção na escola
Author: Gomes, Luiz Fernando Ruths
First advisor: Fey, Rubens
Resume: A horta quando inserida no meio escolar pode se tornar um laboratório vivo. Promovendo o estudo de diversas disciplinas, possibilitando o trabalho interdisciplinar, que tem como característica estabelecer relações com a ciência de diversas áreas do conhecimento. A horta escolar pode ser uma importante proposta pedagógica que auxilia e possibilita o avanço educacional, contribuindo para uma melhor condição de vida para os educandos. Porém observa-se dificuldades das escolas da rede básica de ensino em trabalhar com a horta escolar e manter a mesma. Esta pesquisa tem por objetivo descrever por que possivelmente algumas escolas estão encontrando dificuldades na manutenção da horta, sendo que outras escolas conseguem a manter. Como metodologia para constatar as dificuldades na manutenção da horta escolar foi realizada uma entrevistas com os dirigentes das escolas da rede municipal de ensino de Laranjeiras do Sul Paraná, com o intuito de desenhar o perfil das escolas, e analisar as diversas variáveis relacionadas ao perfil dos estudantes, localização da escola, planejamento e uso da horta. Buscando identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas escolas no trabalho com a horta e a partir delas propor ações para que essas dificuldades sejam superadas.
Resumen : The garden when inserted into the school environment can become a living laboratory. Promoting the study of various disciplines, enabling interdisciplinary work, which has as its characteristic to establish relationships with science in various areas of knowledge. The school garden can be an important pedagogical proposal that helps and enables educational advancement, contributing to a better life condition for students. However, it is difficult for schools in the basic education system to work with and maintain the school garden. This research aims to describe why possibly some schools are finding it difficult to maintain the garden, and other schools can maintain it. As a methodology to verify the difficulties in the maintenance of the school garden, an interview was conducted with the heads of the schools of the municipal school system of Laranjeiras do Sul Paraná, in order to draw the profile of the schools, and to analyze the various variables related to the profile of the schools. Students, school location, planning and use of the garden. Seeking to identify the main difficulties faced by schools in working with the garden and from them propose actions to overcome these difficulties.
Palabras clave : Interdisciplinaridade
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Hortas
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3779
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GOMES.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.