Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3900
Tipo: Dissertação
Título: Meta-avaliação: processo de autoavaliação institucional de Universidades de Fronteira na América do Sul
Autor(es): Silva, Clarice de Fátima da
Primeiro Orientador: Scheffer, Nilce Fátima
Primeiro membro da banca: Corá, Elsio José
Segundo membro da banca: Andreis, Adriana Maria
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo meta-avaliar o processo de autoavaliação de Universidades de Fronteira na América do Sul. Considera-se, portanto, a seguinte problemática: Como a meta-avaliação possibilita melhorias no processo de autoavaliação institucional de Universidades de Fronteira na América do Sul? Destaca-se como recorte temporal para coleta de dados o relatório final de autoavaliação ano-base 2018 de uma amostra de duas Universidades de Fronteira na América do Sul. Para a coleta de dados foram utilizadas fontes primárias e secundárias, assim como a legislação sobre as políticas de avaliação institucional. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e documental. Para a organização e análise de dados, considerou-se a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011), Saldaña (2013) e demais autores como: Gil (2010), Marconi e Lakatos (2017). Para a aplicação dos Padrões de Qualidade Internacionais de Avaliação foi considerado o JCSEE (Joint Committee On Standards For Educational Evaluation). O software ATLAS.ti, versão 8.4.24, foi utilizado para complementar a análise. A política educacional considerada na pesquisa foi a do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Brasil para análise dos relatórios das IES. Os resultados desta pesquisa apontam para mudanças significativas na educação superior que embasam, justificam e se norteiam nas políticas educacionais de avaliação institucional das universidades envolvidas. Os dados e resultados sinalizam que uma das instituições atendeu parcialmente os critérios nas etapas de preparação e divulgação, sendo que o ponto de maior fragilidade está na etapa de execução, enquanto, na outra IES, os resultados das etapas de preparação, execução e divulgação do processo de autoavaliação institucional apontam que atendeu aos critérios de qualidade do JCSSE. Por fim, a aplicação da meta-avaliação nas IES possibilitou indicar aspectos de melhoria no processo de autoavaliação institucional dessas Universidades de Fronteira na América do Sul
Abstract/Resumen: The present study has the goal of meta-evaluating the self-evaluation process of South American Frontier Universities. Therefore, the following problematic is considered: how does the meta-evaluation allow for improvement in the institutional self-evaluation process of South American Frontier Universities? The timeframe selected for data collection regards the final report of self-evaluation base-year 2018 from a sample of two South American Frontier Universities. For data collection, primary and secondary sources were utilized, as well as the legislation of politics for institutional evaluation. This is, therefore, a qualitative and documental research. For data collection, organization and analysis, there were content analysis based on Bardin (2011), Saldaña (2013), and other authors such as: Gil (2010), Marconi and Lakatos (2017). For the application of International Evaluation Quality Standards, the JCSEE (Joint Committee on Standards for Educational Evaluation) was considered. The software ATLAS.ti, version 8.4.24, was used to complete the analysis. The educational policy considered in this research was made by the National Higher Education Assessment System (SINAES) of Brazil for analysis of the IES reports. The results of this research point to significative change on higher education that substantiate, justify and orientate the educational politics in the institutional evaluation of the involved universities. The data and results signal that one of the institutions met mainly the criteria in the preparation and promotion steps, with its most vulnerable point in the execution step, while in the other IES, the results of the preparation, execution and promotion steps of the institutional self-evaluation process indicate that it met the quality standards of JCSEE. At last, the application of meta-evaluation in the IES allowed for indication of aspects in the improvement of the institutional self-evaluation of these South American Frontier Universities.
Palavras-chave: Educação superior
Avaliação institucional
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Universidades de Fronteira na América do Sul
Avaliação de curso
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3900
Data do documento: 11-Dez-2020
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.