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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4146
Tipo: | Dissertação |
Título: | Argumentação e aprendizagem de matemática: uma experiência de geometria no ensino fundamental |
Autor(es): | Rigo, Franciele Simionato |
Primeiro Orientador: | Borges, Pedro Augusto Pereira |
Primeiro membro da banca: | Kummer, Tarcísio |
Segundo membro da banca: | Scheffer, Nilce Fatima |
Resumo: | Avaliações nacionais, como o ENEM e a Prova Brasil, evidenciam as dificuldades que os alunos apresentam na organização de ideias para provar resultados matemáticos e os consequentes reflexos na capacidade de resolver problemas, já que para isso é necessário formular raciocínios próprios e expressá-los coerentemente. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre a argumentação e os processos de aprendizagem de matemática presentes em uma experiência de ensino de geometria na Escola Básica. O modelo de Toulmin e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, foram adotados como fundamentação para as questões de argumentação e aprendizagem, respectivamente. Uma sequência de Atividades de ensino sobre polígonos regulares foi elaborada e aplicada de modo remoto, em aulas do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública. Os registros foram efetuados com gravações de áudio e anotações em diário de bordo. A interpretação dos significados das manifestações dos alunos, efetuada com auxílio da metodologia de Análise do Conteúdo, caracteriza a pesquisa como qualitativa, descritiva e analítica. A análise das manifestações dos alunos mostrou que os processos de argumentação, por mais elementares que sejam, produzem significados para conceitos e proposições, além de praticar a linguagem matemática, torna a aprendizagem significativa. |
Abstract/Resumen: | National assessments, such as ENEM and Prova Brasil, show the difficulties that students have in organizing ideas to prove mathematical results and the consequent repercussion in the ability to solve problems, as it is necessary to state their own reasoning and manifest them coherently. In this sense, this research aims to analyze the relation between argumentation and mathematics learning processes present in an experience of teaching geometry at the Basic School. Toulmin's model and Ausubel's Theory of Meaningful Learning were adopted as a basis for argumentation and learning issues, respectively. A sequence of teaching Activities on regular polygons was elaborated and applied remotely, in classes of the eighth grade of elementary school in a public school. The records were made with audio recordings and notes in the logbook. The rendering of the meanings of the students' manifestations, performed with the support of the Content Analysis methodology, features the research as qualitative, descriptive and analytical. The analysis of the students' manifestations showed that the discussion processes, for more elementary that they can be, produce meanings for concepts and hypothesis, besides practicing mathematical language, makes learning meaningful. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Matemática Geometria |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4146 |
Data do documento: | 26-Fev-2021 |
Nível: | Mestrado profissional |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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