Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4167
Tipo: | Monografia |
Título: | Tecnologias de informação e comunicação: uma análise do Encontro Estadual de Ensino de Física - RS |
Autor(es): | Kramer, Letícia Maria |
Primeiro Orientador: | Meggiolaro, Graciela Paz |
Primeiro membro da banca: | Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Bervian, Paula Vanessa |
Resumo: | A presente pesquisa baseou-se em uma investigação qualitativa conduzida através de uma análise nas Atas referentes aos trabalhos publicados nos Encontros Estaduais de Ensino de Física-RS (EEEFis), evento que a cada edição recebe trabalhos desenvolvidos em diversas áreas da Física voltadas para o ensino, o mesmo é realizado a cada dois anos desde 2005. O principal objetivo é analisar a presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino de Física, verificando também quais foram os recursos tecnológicos utilizados em cada um, bem como os conteúdos que foram abordados e o público alvo ao qual é voltado estes artigos. Os trabalhos apresentados neste evento, são publicados em formato digital (Atas), com isso para verificar o conteúdo desses artigos, empregamos o método qualitativo de investigação documental, onde inicialmente realizamos uma pré análise nas Atas no site do evento EEEFis para identificação dos artigos de interesse, após partimos para uma exploração minuciosa dos trabalhos categorizando-os, e a última etapa foi o tratamento dos dados para a análise. O emprego de tecnologias educacionais é uma maneira de acompanhar e interagir com as ferramentas tecnológicas, com a intenção de promover um desenvolvimento educacional mais eficaz e impulsionar o ensino e aprendizagem de forma mais atrativa e inovadora. No geral, foi identificado nesta investigação documental que, embora haja muitos trabalhos sendo feitos e publicados no Encontro estudado, trabalhos relacionados à TIC está em baixa no Ensino da Física para auxílio do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, é importante incentivar os educadores e futuros professores a fazerem o uso de tecnologia em suas aulas de Física. |
Abstract/Resumen: | The present research was based on a qualitative investigation conducted by means of an analysis in the minutes referring to the works published in the State Meetings of Teaching of Physics-RS (EEEFis), event that each edition receives works developed in diverse areas of Physics turned for teaching, it has been promoted every two years since 2005. The main objective is to analyze the presence of Information and Communication Technologies (TIC) in Physics Education, also checking which were the technological resources used in each one, as well as the contents that were addressed and the target audience to which these articles are directed. The works presented at this event are published in digital format (Minutes), to verify the content of these articles we use the qualitative method of documentary investigation, where we initially performed a preanalysis on the Minutes on the EEEFis event website to identify the articles of interest , after we left for a detailed exploration of the works categorizing them, and the last step was the treatment of the data for the analysis. The use of educational technologies is a way of accompanying and interacting with technological tools, with the intention of promoting more effective educational development and boosting teaching and learning in a more attractive and innovative way. In general, it was identified in this documentary investigation that, although there are many works being done and published in the Meeting studied, work related to TIC is low in the teaching of physicsto aid the teaching and learning process. However, it isimportant to encourage educators and future educators to make use of technology in their physics classes. |
Palavras-chave: | Física Ensino Tecnologia educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4167 |
Data do documento: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KRAMER.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.