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Tipo: Monografia
Título: Análise do nível de alfabetização financeira dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Fronteira Sul do campus Chapecó-SC
Autor(es): Hensel, Taise
Primeiro Orientador: Trindade, Larissa de Lima
Primeiro membro da banca: Schultz, Charles Albino
Segundo membro da banca: Visioli, Luiz Jardel
Resumo: A educação financeira auxilia os indivíduos nas tomadas de decisões, quando utilizada de forma correta esta ferramenta pode levar a decisões mais assertivas e eficientes. Diante dessa importância, tem­se como objetivo principal analisar o nível de alfabetização financeira dos servidores técnico­administrativos da Universidade da Fronteira Sul do campus Chapecó­ SC. Para isso realizou­se uma pesquisa com survey com os servidores técnico­administrativos. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário, que totalizou 40 respostas, e foram analisados via teste estatístico Qui­quadrado. O nível de conhecimento dos servidores foi verificado conforme escala recomendada por Chen e Volpe (1998), os quais estabelecem níveis: alto, médio e baixo. Os resultados apontam que tanto os servidores do gênero feminino como masculino possuem conhecimento financeiro de nível médio. Além da análise sobre conhecimento financeiro, este estudo buscou também analisar a ótica comportamental dos servidores, como nível de poupança e meios de pagamentos. Outrossim, conclui­se que a educação financeira de qualidade promove aos indivíduos uma qualidade de vida maior, além de contribuir com o fortalecimento da sociedade economicamente.
Abstract/Resumen: Financial education assists individuals in decision­making, when used correctly, this tool can lead to more assertive and efficient decisions, given this importance, the main objective is to analyze the level of financial literacy of the technical­administrative servants of the University Fronteira Sul of the Chapecó­SC campus. For this, a survey survey was carried out with the technical­administrative servers. The data were collected through the application of a questionnaire, which totaled 40 responses, and were analyzed using the Chi­square statistical test. The level of knowledge of the servers was verified according to the scale recommended by Chen and Volpe (1998), which establish levels: high, medium and low. The results show that gender female and male servers have medium­level financial knowledge. In addition to the analysis about financial knowledge, this study also sought to analyze the behavioral optics of servants, such as level of savings, means of payment. Furthermore, it is concluded that quality financial education promotes a higher quality of life for individuals, in addition to contributing to the strengthening of society economically.
Palavras-chave: Finanças
Servidor público
Educação financeira
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4346
Data do documento: 11-Mai-2021
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