Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/444
Type: Monografia
Title: A literatura infantojuvenil na Revista Nova Escola
Author: Bortolanza, Anamaria Copercini
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Höpner
metadata.dc.contributor.referee1: Cerezoli, Andreia Inês Hanel
Resume: Esta pesquisa apresenta uma análise acerca das abordagens da Revista Nova Escola sobre a literatura infanto-juvenil, tendo em vista que a referida revista se apresenta como formadora de opiniões e está ao alcance do professorado. Elencam-se como objetivos, compreender como a revista Nova Escola aborda o tema da literatura infanto-juvenil, analisando os periódicos desde o ano de 2010 até o ano de 2015. Busca-se ainda, avaliar a força das revistas pedagógicas, em especial a Revista Nova Escola, como uma ferramenta para difundir ideias e práticas em educação. Para tanto, desenvolveu-se, uma análise bibliográfica e as análises de edições da Revista Nova Escola. Neste aspecto, os resultados obtidos permitem a compreensão de que a Revista Nova Escola trata a literatura como uma literatura escolarizada, que se utiliza dos livros e das histórias para didatizar o ensino, além disso, a revista apresenta soluções prontas, o que faz com que os professores sejam persuadidos, tornando a revista responsável por formar opiniões errôneas sobre a literatura.
Keywords: Revista Nova Escola
Literatura infantojuvenil
Literatura escolarizada
Revista pedagógica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/444
Issue Date: 20-Jun-2017
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BORTOLANZA.PDF648,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.