Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/444
Type: | Monografia |
Title: | A literatura infantojuvenil na Revista Nova Escola |
Author: | Bortolanza, Anamaria Copercini |
First advisor: | Pierozan, Sandra Simone Höpner |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cerezoli, Andreia Inês Hanel |
Resume: | Esta pesquisa apresenta uma análise acerca das abordagens da Revista Nova Escola sobre a literatura infanto-juvenil, tendo em vista que a referida revista se apresenta como formadora de opiniões e está ao alcance do professorado. Elencam-se como objetivos, compreender como a revista Nova Escola aborda o tema da literatura infanto-juvenil, analisando os periódicos desde o ano de 2010 até o ano de 2015. Busca-se ainda, avaliar a força das revistas pedagógicas, em especial a Revista Nova Escola, como uma ferramenta para difundir ideias e práticas em educação. Para tanto, desenvolveu-se, uma análise bibliográfica e as análises de edições da Revista Nova Escola. Neste aspecto, os resultados obtidos permitem a compreensão de que a Revista Nova Escola trata a literatura como uma literatura escolarizada, que se utiliza dos livros e das histórias para didatizar o ensino, além disso, a revista apresenta soluções prontas, o que faz com que os professores sejam persuadidos, tornando a revista responsável por formar opiniões errôneas sobre a literatura. |
Keywords: | Revista Nova Escola Literatura infantojuvenil Literatura escolarizada Revista pedagógica |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/444 |
Issue Date: | 20-Jun-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BORTOLANZA.PDF | 648,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.