Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/445
Type: | Monografia |
Title: | A pedagogia de Paulo Freire no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Erechim |
Author: | Iager, Francieli |
First advisor: | Pereira, Thiago Ingrassia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paim, Marilane Maria Wolff |
metadata.dc.contributor.referee2: | Imlau, Rute |
Resume: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência teórica de Paulo Freire em relação ao Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), da cidade de Erechim/ RS, no que se refere à perspectiva metodológica desenvolvida na instituição. Verificar em que medida seu pensamento está influenciando e sendo reinventado no Centro e conhecer os critérios utilizados na concessão da Medalha Paulo Freire, recebida pela instituição no ano de 2010. Para isso, realiza-se uma análise documental qualitativa do regimento escolar, do Projeto Político Pedagógico e dos Decretos e Leis que instituíram o Centro comparando-se as ideias de Paulo Freire e a metodologia utilizada na instituição. A fim de alcançar esses objetivos utiliza-se de algumas bibliografias de Paulo Freire e outros estudiosos do campo da educação popular. A partir do estudo realizado percebe-se que é necessário trabalhar com os estudantes a partir da realidade em que estão inseridos, bem como a faixa etária. Entretanto, é importante reinventar a metodologia utilizada, permitindo que os mesmos desenvolvam a autonomia e criticidade. Também é possível afirmar que está previsto no CEJA Erechim o trabalho a partir da mesma linha teórica que Freire, pois em várias passagens do Regimento e do PPP há indícios e referências às suas ideias. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Alfabetização para adultos Metodologia para alfabetização Teoria de Paulo Freire Políticas pedagógicas |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/445 |
Issue Date: | 22-Jun-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.