Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/445
Type: Monografia
Title: A pedagogia de Paulo Freire no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Erechim
Author: Iager, Francieli
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Paim, Marilane Maria Wolff
metadata.dc.contributor.referee2: Imlau, Rute
Resume: O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência teórica de Paulo Freire em relação ao Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), da cidade de Erechim/ RS, no que se refere à perspectiva metodológica desenvolvida na instituição. Verificar em que medida seu pensamento está influenciando e sendo reinventado no Centro e conhecer os critérios utilizados na concessão da Medalha Paulo Freire, recebida pela instituição no ano de 2010. Para isso, realiza-se uma análise documental qualitativa do regimento escolar, do Projeto Político Pedagógico e dos Decretos e Leis que instituíram o Centro comparando-se as ideias de Paulo Freire e a metodologia utilizada na instituição. A fim de alcançar esses objetivos utiliza-se de algumas bibliografias de Paulo Freire e outros estudiosos do campo da educação popular. A partir do estudo realizado percebe-se que é necessário trabalhar com os estudantes a partir da realidade em que estão inseridos, bem como a faixa etária. Entretanto, é importante reinventar a metodologia utilizada, permitindo que os mesmos desenvolvam a autonomia e criticidade. Também é possível afirmar que está previsto no CEJA Erechim o trabalho a partir da mesma linha teórica que Freire, pois em várias passagens do Regimento e do PPP há indícios e referências às suas ideias.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Alfabetização para adultos
Metodologia para alfabetização
Teoria de Paulo Freire
Políticas pedagógicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/445
Issue Date: 22-Jun-2017
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IAGER.PDF749,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.