Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4511
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Variação linguística no paradigma dos pronomes pessoais: uma proposta de ensino
Autor(es): Zuge, Marciele Mariza
Primeiro Orientador: Casagrande, Sabrina
Resumo: O presente trabalho buscou elaborar uma proposta didática, tratando da variação no paradigma pronominal em uso no Português Brasileiro atual e sua relação com a concordância verbal. Para isso, baseamo-nos em Görski e Coelho (2009) que fazem uma discussão sobre a variação dos pronomes pessoais retos e a concordância verbal, sinalizando alguns elementos que uma proposta desse tipo precisa ter. Para além disso, consideramos os documentos oficiais, PCN (BRASIL,1998) e DCE (PARANÁ, 2008), que falam sobre a presença da variação linguística nas aulas de língua portuguesa e uma questão importante que deve ser levada em conta pelo professor: o aluno já sabe português quando chega à escola e o seu papel é ampliar o repertório linguístico do aluno. Espera-se que esta proposta possibilite ao aluno compreender a importância da norma culta, ensinada na escola, bem como e principalmente, a importância da língua que ele adquiriu no meio em que vive.
Abstract/Resumen: El presente trabajo intentó elaborar una propuesta didáctica, tratando de la variación en el paradigma pronominal en uso en el Portugués Brasileño actual y su relación con la concordancia verbal. Para eso, nos basamos en Görski e Coelho (2009) que hacen una discusión acerca de la variación del pronombres personáis rectos y la concordancia verbal, señalizando algunos elementos que una propuesta de ese tipo necesita tener. Además, consideramos los documentos oficiales, PCN (BRASIL,1998) e DCE (PARANÁ, 2008), que hablan de la presencia de la variación linguística en las clases de lengua portuguesa y una cuestión importante que debe ser llevada en cuenta por el profesor: el alumno ya sabe portugués cuando llega en la escuela y su papel es ampliar el repertorio linguístico del alumno. Esperase que la propuesta posibilite al alumno comprender la importancia de la norma culta, enseñada en la escuela, bien como y principalmente, la importancia de la lengua que el adquiere en lo medio en que vive.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Variação linguística
Pronome pessoal
Concordância verbal
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4511
Data do documento: 17-Dez-2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIELE MARIZA ZUGE.pdf256,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.