Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4537
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A variação da concordância de número no sintagma nominal: diferentes contextos de aquisição acarretam na aquisição de diferentes variantes?
Autor(es): Gripa, Aline Goettems
Primeiro Orientador: Casagrande, Sabrina
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a aquisição da concordância de número no sintagma nominal (CNSN) no Português Brasileiro, mais especificamente os fatores que levas os falantes a empregarem a marcação redundante (as formigas estão carregando as folhas) e a marcação não redundante (as formiga tão carregando as folha). Scherre e Naro (1998), Simões e Soares (2005), entre outros, sinalizam que esse fenômeno pode variar dependendo das práticas sociais em que os indivíduos estão envolvidos, bem como os anos de escolarização e a sua aproximação com a cultura letrada. Refletindo sobre questões como essas, o presente artigo procura discutir alguns fatores extralinguísticos que influenciam durante este processo de aquisição da CNSN. Para isso, coletamos dados de 39 crianças entre 4-5 anos de idade da cidade de Pérola D'Oeste, a partir de aplicação de um experimento de produção eliciada, já realizado por Roza (2015). As crianças são provenientes de contexto "rurbano", termo utilizado por Bortoni-Ricardo (2004). Comparados os dados das crianças aqui investigadas com os dados das crianças investigadas por Roza (2015), crianças essas de um contexto urbano, verificamos que os dados das crianças no contexto urbano produziram 63,3% de marcação redundante, enquanto as crianças no contexto rurbano, por nós investigadas, produziram 26,7% dessa mesma marcação. Isso quer dizer que no contexto rurbano de Pérola D'Oeste o que apresentou-se predominante entre os falantes, no que se refere a aquisição da concordância de número no sintagma nominal, é a marcação não redundante.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem
Sintagma nominal
Variação linguística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4537
Data do documento: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE GOETTEMS GRIPA.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.