Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4541
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Da varinha de condão à caverna do dragão: a formação de leitor no CENSE |
Autor(es): | Ragievicz, Matheus França |
Primeiro Orientador: | Menta Tres, Naiane Carolina |
Resumo: | A presente pesquisa busca compreender o processo de formação de leitor no Centro de Socioeducação de Pato Branco/PR (CENSE/PB), refletindo sobre o papel da leitura na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Ao refletirmos sobre a leitura nesse contexto, tomamos como base a teoria da Sociologia da Leitura. Para a realização da investigação optamos pela realização de entrevistas orais com cinco adolescentes internos. A delimitação da amostra deu-se com base na orientação qualitativa da pesquisa e pelas especificidades da teoria mobilizada. Os resultados da pesquisa apontaram que a leitura durante a execução da medida socioeducativa auxilia para o esquecimento do mundo “lá fora”. Com base nos resultados aponta-se para a necessidade da inclusão do núcleo familiar dos adolescentes em políticas culturais e de leitura, tendo em vista o baixo índice de escolaridade desse segmento, bem como o desenvolvimento de mecanismos que permitam aos adolescentes a continuidade da escolarização e das práticas de leituras. |
Palavras-chave: | Formação de leitores Medida sócio-educativa Sociologia Leitura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4541 |
Data do documento: | 7-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAGIEVICZ.pdf | 748,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.