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Tipo: Dissertação
Título: Implicações do sistema Professor Online para a gestão escolar no extremo oeste de Santa Catarina: uma discussão em políticas públicas para educação
Autor(es): Mueller, Sibele
Primeiro Orientador: Scheffer, Nilce Fátima
Resumo: A presente pesquisa está inserida na linha de Políticas Educacionais do Programa de PósGraduação de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Quanto ao estudo aborda uma discussão a respeito das implicações do sistema Professor Online no processo de gestão educacional, aprofundando conceitos sobre políticas públicas, gestão escolar democrática e a utilização de tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar. Para tanto, o contexto de realização da pesquisa deu-se nas escolas de educação pública estadual de abrangência da Gerência de Educação (GERED) de Itapiranga, Santa Catarina, guiando-se pelo objetivo do trabalho que consiste em conhecer as implicações do sistema Professor Online para o desenvolvimento da gestão escolar nas escolas públicas estaduais da região do extremo-oeste de Santa Catarina. Este trabalho situa-se na perspectiva qualitativa, pois consiste de coleta de dados realizada com professores e gestores escolares atuantes nas escolas pertencentes ao contexto exposto. A análise dos dados coletados considerou a técnica de categorização de Bardin. A discussão dos resultados é apresentada e enriquecida na interação com os referenciais teóricos, discutindo-os, à luz das políticas públicas, tendo em vista as implicações do sistema Professor Online para o processo de gestão educacional. Como resultado da pesquisa, evidenciaram-se quatro categorias relacionadas aos pontos centrais da pesquisa: utilização de ferramentas tecnológicas no ambiente educacional; gestão educacional e sua relação com a tecnologia; observação e análise das políticas públicas e iniciativas do governo no estado de Santa Catarina e considerações gerais do sistema Professor Online. Por meio da análise destas categorias destacam-se a evolução e a importância do uso de tecnologias no ambiente escolar, a necessidade de boa utilização destas tecnologias de modo a favorecer as ações realizadas no campo da educação, a vantagem do acesso à informação proporcionado pelo sistema Professor Online, em especial pela possibilidade de acompanhar as atividades escolares e o desempenho acadêmico dos alunos, que favorece e contribui para a gestão democrática e colaborativa e o engajamento da comunidade escolar para com a melhora da qualidade no processo de ensino. Evidenciou-se também a dificuldade relacionada às políticas públicas quanto à autonomia e participação da comunidade escolar no seu processo de desenvolvimento e a dificuldade em relação à falta de recursos financeiros para a aplicação de políticas públicas na educação.
Abstract/Resumen: The current research is inserted in the Educational Policies of the Post-Graduate Program of Master in Education in the Federal University of Fronteira Sul - UFFS. The study addresses a discussion about the implications of the Professor Online system in the educational management process, aproaching concepts about public policies, democratic school management and the use of information and communication technologies in the school environment. Therefore, the research application took place in the state public schools covered by the Education Management (GERED) of Itapiranga, Santa Catarina, guided by the study´s objective that consists in knowing the implications of the Professor Online system for the school management development in state public schools in the west of Santa Catarina. This work has a qualitative perspective, because it consists of data collection with teachers and school managers working in the schools belonging to the exposed context. The analysis of the collected data considered Bardin's categorization technique, where the results are presented and enriched with theoretical references, discussing them, in the light of public policies, considering the implications of the Professor Online system for the educational management process. As a result of the research, four categories related to the research's main points were evidenced: use of technological tools in the educational environment; educational management and its relationship to technology; observation and analysis of public policies and government initiatives in the state of Santa Catarina and general evaluation of the Professor Online system. Through the analysis of these categories it is highlighted the evolution and importance of the use of technologies in the school environment, the need for good use of these technologies in order to favor the actions performed in the education field, the advantage of having access to information provided by the Professor Online system, especially to monitor school activities and students' academic performance, which favors and contributes to democratic and collaborative management and the engagement of school community to improve the quality of the teaching process. It was also evidenced the difficulty related to public policies regarding the autonomy and participation of school community in their development process and the lack of financial resources for the application of public policies in education.
Palavras-chave: Política educacional
Políticas públicas
Administração da educação
Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4598
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
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