Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/464
Tipo: Monografia
Título: Propostas de trabalho com oralidade em livros didáticos dos anos iniciais: avanços e desafios
Autor(es): Marengo, Carla Fernanda Matté
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Primeiro membro da banca: Vasques, Rosane Fátima
Segundo membro da banca: Lepke, Sonize
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a oralidade nos anos iniciais, busca publicações que tratem do tema oral e no decorrer, análise de livros didáticos, uma coleção (Língua Portuguesa), referentes aos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Foram também analisados três (3) anos de publicações na ANPEd (2011, 2012 e 2013) para verificar com embasamento o que foi discutido e trabalhado sobre o tema em questão. Verifica-se a importância da oralidade mesmo quando esta não se configura como eixo central dos trabalhos analisados. Como base questionadora se problematiza as contribuições e os desafios das propostas de oralidade presentes nos livros didáticos. Com o levantamento de estudos sobre a aprendizagem, buscando trazer a oralidade como fator principal, analisou-se artigos, livros que foram a base fundante dos questionamentos, resultando nas análises dos LD. A análise desenvolvida neste trabalho foi de cunho documental e qualitativo através das publicações e livros pesquisados. Entre as análises, principalmente, das publicações da ANPEd verificou-se pouca ênfase ao ensino oral na base alfabetizadora. Assim, buscou-se a relevância da oralidade presente nas propostas dos LD. Houve contribuições significativas no ensino oral? É preciso avançar, e de que maneira isto será possível para que ocorra uma educação qualitativa e significativa? O que pode ser percebido é que a oralidade não é um fator principal nas práticas pedagógicas docentes, caminha a passos lentos, mas que se configura como principal nos discursos de pesquisadores e educadores. É preciso desnaturalizar práticas e refletir sobre elas, analisando, questionando, atentando para a ênfase dada no ensino e se esta corrobora com a teoria, relacionando concomitantemente teoria e prática.
Palavras-chave: Oralidade
Alfabetização
Livro didático
Processo de aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/464
Data do documento: 21-Jun-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARENGO.PDF1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.