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Tipo: Dissertação
Título: Tangram nos livros didáticos de matemática: um estudo à luz da teoria de registros de representação semiótica
Autor(es): Rempel, Graciele
Primeiro Orientador: Menoncini, Lucia
Primeiro membro da banca: Kummer, Tarcísio
Segundo membro da banca: Petry, Vitor José
Resumo: O propósito desta pesquisa é investigar a maneira como o uso do tangram pode contribuir para desenvolver habilidades relacionadas à visualização de uma figura, considerando-se que ver uma figura do ponto de vista matemático se difere de ver uma figura qualquer. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, em que os propósitos são alcançados a partir da análise de atividades que envolvem o tangram em três coleções de livros didáticos de Matemática, dos anos finais do Ensino Fundamental. Baseada na Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, são organizadas categorias voltadas aos olhares e às apreensões geométricas, as quais guiam a análise de treze atividades, distribuídas de maneira heterogênea nas coleções. A análise mostra que a maior incidência de atividades que envolvem o tangram é no sexto ano, sendo que poucas atividades abordam o tangram nos outros três anos escolares. Quanto às apreensões geométricas, destacam-se a perceptiva e a operatória, sendo que as propriedades heurísticas e a visualização são potencializadas à medida que reconfiguram-se as peças do tangram, ou seja, quando se executa a operação semiótica de reconfiguração, principal tratamento figural operado sobre o mesmo. No que tange aos olhares, sobressai o olhar icônico botanista, responsável por reconhecer e diferenciar as formas, seguido do olhar inventor. De modo geral, as atividades exploram o tangram como figura heurística ou como recurso didático, e em ambos os casos propiciam a mobilização de diferentes olhares e apreensões geométricas, indo ao encontro da proposta de Duval para o ensino de geometria.
Abstract/Resumen: The purpose of this research is to investigate how the use of tangram can contribute to developing skills related to the visualization of a figure, considering that seeing a figure from a mathematical point of view is different from seeing any figure. It is a bibliographical and qualitative research, in which the purposes are reached from the analysis of activities that involve the tangram in three collections of Mathematics textbooks, from the final years of Elementary School. Based on Raymond Duval Theory of Semiotic Representation Records, categories aimed at geometrical views and apprehensions are organized, which guide the analysis of thirteen activities, distributed heterogeneously in the collections. The analysis shows that the highest incidence of activities involving the tangram is in the sixth grade, with few activities addressing the tangram in the other three school years. As for the geometric apprehensions, the perceptive and the operative stand out, and the heuristic and visualization properties are enhanced as the tangram pieces are reconfigured, that is, when the semiotic reconfiguration operation is performed, the main figural treatment operated on the same. With regard to looks, the iconic botanist look stands out, responsible for recognizing and differentiating shapes, followed by the inventor look. In general, the activities explore the tangram as a heuristic figure or as a didactic resource, and in both cases, they enabled the mobilization of different geometrical perspectives and apprehensions, meeting Duval proposal for the teaching of geometry.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Livro didático
Ensino fundamental
Matemática
Semiótica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4687
Data do documento: 19-Out-2021
Nível: Mestrado profissional
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

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