Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/469
Tipo: Monografia
Título: O desenho como pensamento visual na educação infantil : as produções gráfico-plásticas das crianças no contexto da vida coletiva
Autor(es): Bertasi , Andressa Thaís Favero
Primeiro Orientador: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Primeiro membro da banca: Paim, Marilane Maria Wolff
Segundo membro da banca: Fabris, Marinês
Resumo: O presente trabalho aborda o desenho como pensamento visual na Educação Infantil, focalizando as produções gráfico-plásticas das crianças no contexto de vida coletiva. Para tanto, primeiramente, analiso teoricamente o desenho como linguagem defendendo que cada criança utiliza as suas múltiplas linguagens para se expressar e que o desenho é uma delas. Em um segundo momento, investigo a presença do desenho na escola de Educação Infantil, discutindo acerca das experiências gráficas das crianças em que sustento a ideia de propostas de desenho que possibilitem a exploração de uma diversidade de materiais, suportes e espaços. Buscando defender que a escola precisa promover acesso a diferentes representações gráficas, debato sobre o repertório visual apresentado às crianças nas escolas, defendendo a apreciação de obras de outros produtores de arte e as rodas de leitura grupal como forma de expansão do repertório gráfico infantil. Também, para demonstrar que os pensamentos das crianças se tornam visíveis através do desenho, analiso teoricamente o desenho como pensamento visual. Com base nas propostas analisadas constatei que os pensamentos que perpassam os desenhos infantis começam antes da ação gráfica, através de suas falas orientadoras, e sofrem constante reelaboração durante o percurso criador, nas relações que as crianças estabelecem com os modelos e falas dos outros e com os materiais. Diante dessas constatações, sugiro proposições de desenho que procuram potencializar o desenho enquanto linguagem no contexto da Educação Infantil e desafiar a reflexão dos professores acerca da prática pedagógica. Sendo assim, concluo que trabalhar o desenho como pensamento visual possibilita o desenvolvimento do grafismo e da capacidade criadora das crianças. Além disso, planejar propostas com esse viés sugere uma concepção de criança que é protagonista na construção do conhecimento e da própria história, além de auxiliar no seu desenvolvimento integral.
Palavras-chave: Processo de aprendizagem
Educação infantil
Pensamento visual
Prática pedagógica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/469
Data do documento: 22-Jun-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BERTASI.PDF5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.