Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4709
Tipo: | Monografia |
Título: | Geometria esférica: um estudo utilizando objetos virtuais de aprendizagem |
Autor(es): | Parise, Renan |
Primeiro Orientador: | Binotto, Rosane Rossato |
Primeiro membro da banca: | Reichert, Janice Teresinha |
Segundo membro da banca: | Petry, Vitor José |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral elaborar Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) para o ensino de geometria esférica e analisar as possibilidades e potencialidades desses OVA. Para isso realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa propositiva e descritiva. E também, uma pesquisa bibliográfica sobre aspectos da história e dos principais matemáticos que contribuíram para o surgimento dessa geometria. Munidos desses conhecimentos sobre os fundamentos da geometria esférica propomos uma sequência de OVA construídos no GeoGebra, abordando modelo de representação dessa geometria, elementos primitivos, a versão do postulado das paralelas, distância, ângulos, polígonos esféricos, cálculo de área de polígonos e soma dos seus ângulos internos. Além disso, considerando esses OVA como dados de pesquisa realizamos uma análise de possibilidades e potencialidades por meio de um exercício de imaginação pedagógica em cada OVA. Como conclusões obtemos que os OVA podem ajudar na aprendizagem da geometria esférica, pois permitem uma interação com as propriedades e definições. |
Abstract/Resumen: | This work presents has general objective elaborate a sequence of Virtual Learning Objects (VLO) for learning of spherical geometry and analyze the possibilities and potential these VLO. For it, we make a qualitative, descriptive and porposeful research. Besides, we make a bibliographic research about the history and mathematicians that help to discovery this geometry. This way, we propose a sequence of VLO made in GeoGebra, that’s VLO represent this geometry like, primitive elements, the version of the postulate of parallels, distance, angles, spherical polygons, area calculation polygons and the sum of their internal angles. Furthermore, we considered like research data that’s VLO for we made a analysis of possibilities and potentialities using pedagogical imagination in each VLO and after that, it’s done in all work. How conclusions we had that VLO can help the learnig of spherical geometry, cause they allow an interaction with the properties and definitions. |
Palavras-chave: | Geometria Ensino e aprendizagem Geometria euclidiana Matemática Objetos virtuais de aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4709 |
Data do documento: | 31-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PARISE.pdf | 5,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.