Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/476
Tipo: Monografia
Título: Educação de pessoas jovens e adultas: uma interlocução com as produções do GT da ANPED de 2011 a 2013
Autor(es): Jost, Marlene
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Primeiro membro da banca: Paim, Marilane Maria Wolff
Segundo membro da banca: Bento, Neusa Terezinha Alves
Terceiro membro da banca: Mor, Naira Estela Roesler
Resumo: O presente estudo intenta apresentar um levantamento das produções científicas a partir da análise dos trabalhos das Reuniões Anuais (RA) realizadas pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em 2011, 2012 e 2013. As produções analisadas desta associação se referem ao Grupo de Trabalho (GT) 18 denominado de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Nestes três anos, este GT publicou no total de 62 trabalhos, entre artigos e pôsteres. A leitura e análise destas publicações são em razão à grande relevância das pesquisas desta associação para a comunidade acadêmica e para o desenvolvimento da política educacional no País. A pesquisa objetiva identificar e analisar como estão sendo abordadas e problematizadas as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos pelos pesquisadores da ANPEd. A metodologia utilizada foi à análise documental das publicações do GT 18, nas 34ª, 35ª e 36ª reuniões anuais divulgadas no site dessa associação. Além de analisar as temáticas abordadas, buscou-se extrair através da leitura destes trabalhos, as principais caraterísticas abordadas pelos pesquisadores desse GT. O referencial teórico está baseado nos trabalhos apresentados por este grupo, durante os três anos delimitados pela nossa pesquisa. Os trabalhos pesquisados apontam avanços e retrocessos na Educação de Jovens e Adultos, tanto em relação às políticas públicas quanto aos caminhos trilhados nas escolas que oferecem essa modalidade de ensino. Conclui-se que é preciso avançar em relação à EJA, evidenciando um compromisso político e pedagógico de caráter afirmativo, e ampliar as ações desse programa de governo.
Palavras-chave: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Grupo de trabalho
Publicações
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/476
Data do documento: 13-Jan-2016
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOST.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.