Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5033
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Letramento literário na educação infantil: uma análise dos livros distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)
Autor(es): Oliveira, Natalia Gabriela Kopsell de
Primeiro Orientador: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
Resumo: O presente artigo tem como tema o letramento literário na Educação Infantil. A pesquisa teve por objetivo analisar características e critérios das obras literárias selecionadas e distribuídas pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) para a Educação Infantil, levando em conta a importância dessas obras para o processo de letramento com crianças pequenas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e documental, que seguiu o percurso metodológico da Análise de Conteúdo (AC), desenvolvida por Bardin (1977) e Neves (1996). Foram analisados documentos e textos do PNBE de 2014 – última edição do programa - bem como os acervos da categoria “Creche I e II”, para a Educação Infantil, levando em conta os critérios de qualidade para a seleção dos livros, com foco principal nas temáticas identificadas nas obras. Desta análise, foram criadas sete categorias temáticas, que contemplassem temas semelhantes, sendo elas: “Ludicidade”, “Aspectos e problemáticas sociais na infância”, “Aprendizagem/reprodução de valores, condutas morais e cuidados com o corpo”, “O humor, a graça e o riso”, “Contos de fada e fábulas”, “Cantigas infantis” e “Aprendizagem formal”. Com a análise, concluiu-se que as temáticas apresentadas pelos livros atendem aos critérios de qualidade especificados nos documentos do programa, por meio da diversidade de temas e de histórias que fazem parte do repertório das crianças, do seu cotidiano, contexto social e cultura. Foram discutidas e apresentadas possibilidades para o trabalho pedagógico com esses livros, podendo proporcionar contribuições significativas para a construção do letramento literário na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Literatura infantil
Livro didático
Programa Nacional Biblioteca na Escola
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5033
Data do documento: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf609,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.