Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5034
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Infâncias e mídias na contemporaneidade: reflexões a partir dos estudos culturais
Autor(es): Petri, Elizandra Salete Prestes
Silva, Nilce dos Santos da
Primeiro Orientador: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
Resumo: Esta pesquisa está ancorada nas bases teóricas dos Estudos Culturais e dos Estudos da Infância e aborda o tema ―infância, mídia e tecnologia‖, tendo como principal objetivo refletir sobre a relação entre as mídias, a infância contemporânea e os desafios para a inserção de novas tecnologias na Educação Infantil. Atualmente, o mundo midiático está se tornando protagonista na vida das crianças, com um avanço cada vez mais acelerado. A mídia dialoga diretamente com as crianças, tornando-as alvo de inúmeros apelos, dentre eles a publicidade. A escola, nesse contexto, passa a atender novas demandas, na tentativa de acompanhar a evolução desse desenvolvimento tecnológico. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa e utilizando como estratégia a revisão bibliográfica, procurou-se identificar de que forma pesquisas acadêmicas discutem esse tema. Analisaram-se nove dissertações e uma tese publicadas em programas de pósgraduação no Brasil, entre os anos 2008 e 2018. Com a análise, constatou-se que a relação entre mídia e tecnologia ainda é um grande desafio para as escolas de Educação Infantil. As pesquisas revelaram que muitos professores ainda enfrentam muitas dificuldades no uso e no manuseio dos recursos que a mídia oferece, mas identificaram-se inúmeras iniciativas em que professores incorporam através das mídias novas linguagens em suas práticas pedagógicas, tornando-se multiplicadores dessas experiências.
Palavras-chave: Educação
Ensino e aprendizagem
Educação infantil
Tecnologias
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5034
Data do documento: 1-Dez-2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PETRI.pdf372,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.