Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5038
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Estágio em educação infantil: reflexões sobre a experiência a partir da Teoria de John Dewey |
Author: | Zanoni, Joseane Kely Prigol, Roberta |
First advisor: | Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de |
Resume: | O presente artigo tem como tema o Estágio em Educação Infantil no Curso de Pedagogia, realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul. O propósito deste estudo foi o de revisitar o relatório de estágio das autoras e realizar reflexões acerca das experiências apresentadas neste documento com base nos conceitos de experiência encontrados nas obras de John Dewey, no qual se propõe também refletir sobre o papel do estágio no processo formativo do professor de educação infantil, constituindo-se assim como uma pesquisa de análise bibliográfica e documental. À medida que a análise dos documentos foi realizada, foram sendo construídas as classificações das experiências, que podem ser consideradas características próprias das crianças, do professor e também da escola. A conclusão a que se chegou é de que as experiências, quando ligadas ao meio educativo, adquirem validade e/ou são significativas para a aprendizagem quando se faz relação com a vida cotidiana, quando há associabilidade/conexão com os ciclos que envolvem os sujeitos, de modo a garantir a proximidade e o interesse em determinadas situações. |
Keywords: | Formação de professores Estágios supervisionados Educação infantil Ensino e aprendizage |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5038 |
Issue Date: | 29-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ZANONI.pdf | 570,76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.