Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5046
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Trastorno de déficit de atenção e hiperatividade e educação: o que dizem as produções científicas
Autor(es): Santin, Adriana
Primeiro Orientador: Gräff, Patrícia
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal compreender como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade vem sendo abordado nas pesquisas acadêmicas na área educacional, que o tomaram como foco de investigação. A pesquisa tem cunho qualitativo e aporte bibliográfico e documental. O levantamento de dados foi realizado a partir de diversas plataformas, como o portal de periódicos da Capes, o repositório digital da UFFS, a plataforma Scielo, além de revistas voltadas à área pedagógica. A análise dos dados possibilitou a produção de duas categorias analíticas: Formação de professores e Estratégias pedagógicas. A primeira está ligada ao processo de formação de professores e a segunda condiz com as estratégias pedagógicas recomendadas para proporcionar as condições de aprendizagem aos alunos com TDAH. Conclui-se que a abordagem educacional do TDAH vem ganhando corpo dentro dos trabalhos científicos, o que caracteriza um movimento importante para a produção de outras condições para a aprendizagem dos indivíduos abrigados sob esse conjunto de características, afastando as práticas pedagógicas de um caráter clínico que historicamente constitui a abordagem do TDAH.
Abstract/Resumen: The main purpose of this article is to understand how Attention Deficit Hyperactivity Disorder has been addressed in academic research in the educational field, which took it as a focus of investigation. The research is qualitative in nature, with bibliographic and documental support. The data was collected from several platforms, such as the Capes periodicals portal, the UFFS digital repository, the Scielo platform, and pedagogical journals. The data analysis allowed the production of two analytical categories: Teacher education and Pedagogical strategies. The first is linked to the teacher training process and the second to the pedagogical strategies recommended to provide learning conditions to students with ADHD. We conclude that the educational approach to ADHD has been gaining ground within scientific works, which characterizes an important movement towards the production of other conditions for the learning of individuals sheltered under this set of characteristics, moving pedagogical practices away from a clinical character that historically constitutes the approach to ADHD.
Palavras-chave: Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Inclusão escolar
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5046
Data do documento: 4-Out-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTIN.pdf280,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.