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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5048
Tipo: | Monografia |
Título: | A educação ambiental na educação infantil: uma análise do documento de orientação curricular da AMOSC |
Autor(es): | Brandão, Sabrina Boita, Taise Raquel |
Primeiro Orientador: | Simões, Willian |
Primeiro membro da banca: | Selivan, Locenir T. de Moura |
Segundo membro da banca: | Rivero, Andréa Simões |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar como o tema da Educação Ambiental se insere no documento de orientação curricular da Educação Infantil da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). A pesquisa é documental e foi desenvolvida por meio da análise de conteúdo. A partir do mapeamento das unidades de registro, a seleção de conceitos-chave que se encontram no documento curricular e os diálogos teórico-conceituais realizados, constatamos que o Currículo da educação infantil da região da AMOSC (2019) contempla e abre caminhos para o trabalho com a Educação Ambiental na Educação Infantil. Porém, de maneira tímida, sem abordar a temática como um dos tópicos principais. Concluímos que o referido documento de orientação curricular deveria dar mais destaque à Educação Ambiental e que o mesmo transita entre as vertentes político-pedagógicas de Educação Ambiental pragmática e crítica. |
Abstract/Resumen: | This paper seeks to analyze how the theme of Environmental Education fits into the curriculum guidance document for Early Childhood Education in the region of the Association of Municipalities of the West of Santa Catarina (AMOSC). The research is documentary and was developed through content analysis. From the mapping of the registration units, the selection of key concepts found in the curriculum document and the theoretical-conceptual dialogues carried out, we found that the Early childhood education Curriculum of the AMOSC region (2019) contemplates and opens paths for the work with Environmental Education in Early Childhood Education. However, in a shy way, without addressing the issue as one of the main topics. We conclude that the aforementioned curricular guidance document should give more prominence to Environmental Education and that it moves between the political-pedagogical aspects of pragmatic and critical Environmental Education. |
Palavras-chave: | Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina Educação ambiental Educação infantil Ensino e aprendizagem Currículo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5048 |
Data do documento: | 15-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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