Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5112
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Emoções no processo de aprendizagem escolar na perspectiva dos alunos do ensino fundamental: uma revisão da literatura científica
Autor(es): Pires, Janquieli
Regoso, Vera Lucia
Primeiro Orientador: Lyra, Leticia Ribeiro
Resumo: O presente trabalho teve como tema o papel das emoções na aprendizagem escolar na perspectiva dos alunos do ensino fundamental. O objetivo foi analisar a literatura científica que aborde as emoções no processo de aprendizagem. Para atender o mesmo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados científicos brasileiros: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses Dissertações (BDTD) e SciELO, entre os anos 2015 a 2020, com os descritores: emoções, escola, infância, educação escolar, aprendizagem escolar e regulação emocional. Selecionou-se nove trabalhos, que foram lidos integralmente e resumidos. Após análise, criou-se três categorias a posteriori relações interpessoais entre professores-alunos, entre alunos e rotina escolar. Os resultados indicam que há prevalência de vivências emocionais que precisam ser pensadas no processo de aprendizagem escolar. Consideramos que as diferentes formas de manifestação das emoções necessitam ter espaço na escola e serem pensadas no processo de aprendizagem escolar.
Abstract/Resumen: The present work had as its theme the role of emotions in school learning from the perspective of elementary school students. the objective was to analyze a scientific literature that addresses emotions in the learning process. to meet the same, a bibliographic search was carried out in the brazilian scientific databases: coordination for the improvement of higher education personnel (capes), digital library of dissertations (bdtd) and scielo, between the years 2015 to 2020, with the descriptors: emotions, school, childhood, school education, school learning and emotion regulation. nine works were selected, which were read in full and summarized. after analysis, three categories were created a posteriori interpersonal relationships between teachers-students, between students and school routine. the results indicate that there is a prevalence of emotional experiences that need to be considered in the school learning process. we consider that the different forms of expression of emotions are essential to have space at school and to be considered in the school learning process.
Palavras-chave: Emoção
Criança
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5112
Data do documento: 15-Out-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGOSO.pdf712,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.