Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5138
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Tecnologias digitais na escola do campo: o caso do Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra, Realeza / PR
Título(s) alternativo(s): Digital technologies in the field school: State College of the Flower Field of the Serra, Realeza / PR
Autor(es): Oliveira, Aline Fabrício de
Primeiro Orientador: Myskiw, Antonio Marcos
Resumo: Nos dias atuais, a temática da inclusão digital encontra destaque na sociedade de modo geral e, nas escolas, também é possível evidenciar esta tentativa de garantir o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s, favorecendo as trocas de informações e conhecimentos entre os indivíduos. Para isso, é preciso realizar uma análise de como a inclusão digital vem acontecendo nas escolas do campo, uma vez que, não basta disponibilizar os equipamentos eletrônicos, é preciso criar estratégias que potencializem o uso destas tecnologias em sala de aula. Neste contexto, a presente pesquisa discute e analisa a situação do Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra em relação à inclusão digital e ao uso das TIC’s em sala de aula. Além disso, a partir de questionários e entrevista realizadas com alunos e a pedagoga da escola, busca identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos na utilização de materiais tecnológicos para suprir à deficiência de acesso a internet no processo pedagógico. Apresentando também a percepção dos alunos no espaço escolar a partir dos limites no processo de inclusão digital.
Abstract/Resumen: Nowadays, the theme of digital inclusion is highlighted in society in general and, in schools, it is also possible to highlight this attempt to guarantee access to Information and Communication Technologies - ICTs, favoring the exchange of information and knowledge among individuals. To do so, it is necessary to perform an analysis of how digital inclusion is happening in rural schools, since it is not enough to make electronic equipment available, it is necessary to create strategies that enhance the use of these technologies in the classroom. In this context, the present research discusses and analyzes the situation of the Flor da Serra State College in relation to digital inclusion and the use of ICTs in the classroom. In addition, based on questionnaires and interviews conducted with students and the school's pedagogue, it seeks to identify the difficulties encountered by them in the use of technological materials to supply the deficiency of internet access in the pedagogical process. Also presenting the students' perception in the school space from the limits in the process of digital inclusion.
Palavras-chave: Escola Rural
Tecnologia Educacional
Inclusão Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5138
Data do documento: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf762,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.