Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5138
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Tecnologias digitais na escola do campo: o caso do Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra, Realeza / PR |
Título(s) alternativo(s): | Digital technologies in the field school: State College of the Flower Field of the Serra, Realeza / PR |
Autor(es): | Oliveira, Aline Fabrício de |
Primeiro Orientador: | Myskiw, Antonio Marcos |
Resumo: | Nos dias atuais, a temática da inclusão digital encontra destaque na sociedade de modo geral e, nas escolas, também é possível evidenciar esta tentativa de garantir o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s, favorecendo as trocas de informações e conhecimentos entre os indivíduos. Para isso, é preciso realizar uma análise de como a inclusão digital vem acontecendo nas escolas do campo, uma vez que, não basta disponibilizar os equipamentos eletrônicos, é preciso criar estratégias que potencializem o uso destas tecnologias em sala de aula. Neste contexto, a presente pesquisa discute e analisa a situação do Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra em relação à inclusão digital e ao uso das TIC’s em sala de aula. Além disso, a partir de questionários e entrevista realizadas com alunos e a pedagoga da escola, busca identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos na utilização de materiais tecnológicos para suprir à deficiência de acesso a internet no processo pedagógico. Apresentando também a percepção dos alunos no espaço escolar a partir dos limites no processo de inclusão digital. |
Abstract/Resumen: | Nowadays, the theme of digital inclusion is highlighted in society in general and, in schools, it is also possible to highlight this attempt to guarantee access to Information and Communication Technologies - ICTs, favoring the exchange of information and knowledge among individuals. To do so, it is necessary to perform an analysis of how digital inclusion is happening in rural schools, since it is not enough to make electronic equipment available, it is necessary to create strategies that enhance the use of these technologies in the classroom. In this context, the present research discusses and analyzes the situation of the Flor da Serra State College in relation to digital inclusion and the use of ICTs in the classroom. In addition, based on questionnaires and interviews conducted with students and the school's pedagogue, it seeks to identify the difficulties encountered by them in the use of technological materials to supply the deficiency of internet access in the pedagogical process. Also presenting the students' perception in the school space from the limits in the process of digital inclusion. |
Palavras-chave: | Escola Rural Tecnologia Educacional Inclusão Escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5138 |
Data do documento: | 7-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA.pdf | 762.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.