Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/524
Tipo: Monografia
Título: Música nas escolas do campo: diálogos sobre identidade e cultura camponesa
Autor(es): Rosa, Venilda Esmerio da
Primeiro Orientador: Guerrero, Patricia
Resumo: Este trabalho foi realizado com base nas Diretrizes e na experiência de formação como futura educadora do campo, aprofundando, especialmente, os estudos sobre Cultura e Identidade. Tomando como foco da pesquisa o trabalho com a música, considerando-a como parte integrante na construção e valorização da cultura e identidade dos sujeitos do campo. O objetivo compreender se, e como, o trabalho com música nas escolas do campo tem contribuído, ou pode contribuir no processo de reconhecimento dos sujeitos do campo e na valorização da sua identidade. Esta pesquisa busca, também, discutir a importância da cultura na formação dos sujeitos do campo. Este trabalho divide se em dois capítulos sendo o primeiro capitulo a Educação do Campo e a escola do campo: movimentos em construção e segundo, Música, identidade e cultura camponesa. Trabalho realizado por meio de observação e acompanhamento de atividades que envolveram as músicas trabalhadas pelo professor João Maria Teixeira, com os educandos das séries iniciais, da Escola Municipal Rural Raquel de Queiroz, no distrito do Passo Liso, em Laranjeiras do Sul/PR. Sendo realizado também uma entrevista com o acadêmico do curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Licenciatura, João Idênio Teixeira, filho do professor, que tem desenvolvido, ao longo do curso, diferentes projetos interdisciplinares nas escolas da região. E como voluntario tem contribuído no trabalho com a música realizado na escola. Contribuindo de qualquer forma para a construção da escola do campo.
Abstract/Resumen: Este trabalho foi realizado com base nas Diretrizes e na experiência de formação como futura educadora do campo, aprofundando, especialmente, os estudos sobre Cultura e Identidade. Tomando como foco da pesquisa o trabalho com a música, considerando-a como parte integrante na construção e valorização da cultura e identidade dos sujeitos do campo. O objetivo compreender se, e como, o trabalho com música nas escolas do campo tem contribuído, ou pode contribuir no processo de reconhecimento dos sujeitos do campo e na valorização da sua identidade. Esta pesquisa busca, também, discutir a importância da cultura na formação dos sujeitos do campo. Este trabalho divide se em dois capítulos sendo o primeiro capitulo a Educação do Campo e a escola do campo: movimentos em construção e segundo, Música, identidade e cultura camponesa. Trabalho realizado por meio de observação e acompanhamento de atividades que envolveram as músicas trabalhadas pelo professor João Maria Teixeira, com os educandos das séries iniciais, da Escola Municipal Rural Raquel de Queiroz, no distrito do Passo Liso, em Laranjeiras do Sul/PR. Sendo realizado também uma entrevista com o acadêmico do curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Licenciatura, João Idênio Teixeira, filho do professor, que tem desenvolvido, ao longo do curso, diferentes projetos interdisciplinares nas escolas da região. E como voluntario tem contribuído no trabalho com a música realizado na escola. Contribuindo de qualquer forma para a construção da escola do campo.
Palavras-chave: Cultura
Identidade
Música
Sujeitos do campo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/524
Data do documento: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSA.pdf363,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.