Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5281
Tipo: Monografia
Título: Percepções dos supervisores das escolas de educação básica, anos finais do ensino fundamental, do município de Realeza PR sobre influência do estágio na formação de professores
Autor(es): Lotici, Eliangela Palharini de Carvalho
Primeiro Orientador: Wirzbicki, Sandra Maria
Resumo: Pensar formação inicial do professor perpassa desafios enfrentados ao longo da formação dentre eles os referentes aos estágios, que são importantes e necessários para a construção da identidade docente e constituição do professor. Neste sentido, valorizar o trabalho dos sujeitos envolvidos é fundamental para que haja um engajamento e compromisso neste processo. Assim, conhecer as percepções e sugestões dos supervisores de estágio torna-se significativo no sentido de contribuir com reflexões que subsidiem o processo de formação inicial em relação a ação tanto de professores quanto estagiários. Para tanto, a metodologia utilizada foi baseada na pesquisa qualitativa utilizando-se de entrevistas e escrita de narrativa com supervisores de estágio de Ciências da Natureza e suas Tecnologias das escolas de Educação Básica, séries finais do Ensino Fundamental, do município de Realeza/PR. A análise dos dados foi feita com base na Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi através da qual emergiram quatro categorias que permitiram refletir sobre os discursos dos supervisores de estágio da escola em relação ao seu papel nos estágios, sua contribuição para a formação do novo docente, relação entre a Universidade e a escola, e, os desafios no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Formação de Professores
Estágios Supervisionados
Ensino Fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5281
Data do documento: 10-Nov-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOTICI.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.