Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5287
Tipo: | Monografia |
Título: | Avaliação na EJA: nas palavras de professores e alunos de uma escola do Sudoeste do Paraná |
Autor(es): | Fornal, Juciane |
Primeiro Orientador: | Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes |
Resumo: | A presente pesquisa de TCC do Programa de Pós graduação Lato Sensu em Educação e Ciências Naturais e Sociedade (PPGECNS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza procurou compreender a concepção acerca do tema avaliação na perspectiva de professores e estudantes de uma escola localizada na cidade de Realeza, a qual possui a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Este trabalho possui cunho qualitativo, utilizando-se como objeto de pesquisa a aplicação de um questionário aos participantes, valendo-se da metodologia de análise da Análise Textual Discursiva. Por meio da realização dos metatextos, vemos que os docentes estão preocupados com o processo de ensino e aprendizagem, buscando melhorá-lo com os resultados obtidos na avaliação dos estudantes, mesmo possuindo diversificadas dificuldades, como a heterogeneidades das turmas e a falta de materiais para esta modalidade de ensino. Já os estudantes, acreditam que a avaliação é utilizada para medir os seus conhecimentos, possuindo maiores dificuldades nas disciplinas consideradas de base, português e matemática. |
Abstract/Resumen: | La presente investigación de TCC del Programa de Posgrado Lato Sensu en Educación y Ciencias Naturales y Sociedad (PPGECNS) de la Universidad Federal de la Frontera Sur, Campus Realeza procuró comprender la concepción acerca del tema evaluación de profesores y estudiantes de una escuela ubicada en la ciudad de Realeza, la cual posee la modalidad de Enseñanza de Jóvenes y Adultos (EJA). Este trabajo tiene un carácter cualitativo, utilizando como objeto de investigación la aplicación de un cuestionario a los participantes, valiéndose de la metodología de análisis la Análisis textual Discursiva. A través de la realización de los metatextos, vemos que los docentes están preocupados por el proceso de enseñanza y aprendizaje, buscando mejorarlo con los resultados obtenidos en la evaluación de los estudiantes, aun teniendo diversas dificultades, como la heterogeneidad de las clases y la falta de materiales para esta la modalidad de enseñanza. Haga que los estudiantes creen que la evaluación se utiliza para medir sus conocimientos, tener mayores dificultades en las disciplinas consideradas de base, portugués y matemáticas. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Avaliação da Aprendizagem Pesquisa |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5287 |
Data do documento: | 10-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FORNAL.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.