Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5287
Tipo: Monografia
Título: Avaliação na EJA: nas palavras de professores e alunos de uma escola do Sudoeste do Paraná
Autor(es): Fornal, Juciane
Primeiro Orientador: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
Resumo: A presente pesquisa de TCC do Programa de Pós graduação Lato Sensu em Educação e Ciências Naturais e Sociedade (PPGECNS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza procurou compreender a concepção acerca do tema avaliação na perspectiva de professores e estudantes de uma escola localizada na cidade de Realeza, a qual possui a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Este trabalho possui cunho qualitativo, utilizando-se como objeto de pesquisa a aplicação de um questionário aos participantes, valendo-se da metodologia de análise da Análise Textual Discursiva. Por meio da realização dos metatextos, vemos que os docentes estão preocupados com o processo de ensino e aprendizagem, buscando melhorá-lo com os resultados obtidos na avaliação dos estudantes, mesmo possuindo diversificadas dificuldades, como a heterogeneidades das turmas e a falta de materiais para esta modalidade de ensino. Já os estudantes, acreditam que a avaliação é utilizada para medir os seus conhecimentos, possuindo maiores dificuldades nas disciplinas consideradas de base, português e matemática.
Abstract/Resumen: La presente investigación de TCC del Programa de Posgrado Lato Sensu en Educación y Ciencias Naturales y Sociedad (PPGECNS) de la Universidad Federal de la Frontera Sur, Campus Realeza procuró comprender la concepción acerca del tema evaluación de profesores y estudiantes de una escuela ubicada en la ciudad de Realeza, la cual posee la modalidad de Enseñanza de Jóvenes y Adultos (EJA). Este trabajo tiene un carácter cualitativo, utilizando como objeto de investigación la aplicación de un cuestionario a los participantes, valiéndose de la metodología de análisis la Análisis textual Discursiva. A través de la realización de los metatextos, vemos que los docentes están preocupados por el proceso de enseñanza y aprendizaje, buscando mejorarlo con los resultados obtenidos en la evaluación de los estudiantes, aun teniendo diversas dificultades, como la heterogeneidad de las clases y la falta de materiales para esta la modalidad de enseñanza. Haga que los estudiantes creen que la evaluación se utiliza para medir sus conocimientos, tener mayores dificultades en las disciplinas consideradas de base, portugués y matemáticas.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Avaliação da Aprendizagem
Pesquisa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5287
Data do documento: 10-Nov-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FORNAL.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.