Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5335
Tipo: Monografia
Título: O protagonismo do PPP na formação continuada dos professores à luz do multiculturalismo - uma relação possível?
Autor(es): Casagrande, Jéssica Luana
Primeiro Orientador: Santos, Camila de Fátima Soares dos
Primeiro membro da banca: Graff, Patrícia
Segundo membro da banca: Petry, Otto João
Resumo: A formação continuada dos professores na escola configura o tema desta pesquisa. Inserindo-se no campo da educação, parte da necessidade de observar a realidade das instituições escolares, com o objetivo de analisar no Projeto Político Pedagógico os fundamentos teórico-metodológicos que orientam a formação continuada de professores na escola, na perspectiva do multiculturalismo. O caráter desta pesquisa parte da abordagem qualitativa, e a escolha dos instrumentos metodológicos tem como categoria a análise bibliográfica, a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Professora Jurema Savi Milanez, e posteriormente sua análise de conteúdo. A entrevista semiestruturada e os questionários são utilizados com o intuito de analisar nas falas dos professores e gestores da escola o modo como concebem o espaço escolar e suas problemáticas. Como resultado, evidencia-se o PPP como documento que é concebido de modo relevante dentro da escola, ao conter em seu conteúdo aspectos que evidenciam as características multiculturais dos sujeitos, bem como um possível instrumento de formação ao ser utilizado como base para tudo que é realizado e discutido dentro da escola, a fim de criar uma nova concepção quanto à formação continuada dos professores. Neste sentido, esta problematização permitiu considerar uma política educacional falha quando se trata de uma formação emancipatória, analisando nas próprias considerações dos sujeitos as lacunas presentes na realidade escolar, e tendo como contraponto essa necessidade de analisar o Projeto Político Pedagógico como instrumento que reúne condições necessárias para se pensar uma nova formação e se discutir o espaço da escola.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico
Formação continuada de professores
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5335
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASAGRANDE.pdf890,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.